sábado, 6 de junho de 2015

Hora de trabalhar



Salve amigos do Buteco,

Sei que o momento atual é muito delicado e não há um rubro-negro satisfeito com esse inacreditável início de Brasileirão. O Flamengo conseguiu a façanha de conquistar um mísero ponto em 15 disputados com direito a derrota para Avaí e empate em casa com o modesto Sport.

Tentarei fazer um exercício diferente no post de hoje. Ao invés de criticar tudo de errado que tenho visto ao longo dos últimos meses no departamento de futebol da Gávea, elencarei uma série de medidas que adotaria caso fizesse parte da cúpula do futebol.

Com vocês, o diretor de futebol Rodrigo Mattana, digo Ricardo Caetano, ou melhor... Ricardo Mattana!

Programas esportivos

A palavra chave para o momento atual precisa ser trabalho! Expressamente proibida a participação de jogadores, técnico e demais membros da comissão técnica de programas esportivos enquanto o clube estiver na segunda página da tabela do Brasileiro, com exceção é claro da TV Fla.

Folgas e rachão

Marcar reunião com os jogadores e negociar algumas folgas e rachões em troca de treinos específicos e necessários para a evolução do time. É imprescindível que todos os envolvidos estejam compromissados com a causa e lutem para tirar o time desta posição. O bem maior precisa ser o Flamengo, mesmo que seja necessário realizar alguns sacrifícios.

Elenco fechado

É preciso definir com a diretoria qual o valor disponível para contratações e partir para os chamados tiros certeiros o quanto antes. Para ser sincero não interessa se virá Sheik, Valdivia, Elias, Ganso, Diego, Felipe Melo ou ninguém, mas é importante que esta situação seja definida.

Sei que tem Copa América, tem janela internacional, negociações complicadas, mas não dá para esperarmos mais de um turno para nos reforçarmos. Alguém precisa avisar que já se passaram cinco jogos e o time conquistou apenas um ponto, é mais do que preocupante!

O Flamengo precisa em no máximo um mês estar com o elenco fechado e voltar a postura do saco de cimento! Não é a hora de jogar bonito e muito menos de golear, o importante neste momento é pontuar e subir na tabela.

Enquanto escrevia a coluna, li que o Alecsandro se despediu do clube. Não quero nem entrar no mérito do jogador ter passado a semana inteira treinando como titular e na véspera do jogo ter rescindido o contrato, mas é importante que esteja fora. Não dá para um jogador prestes a defender a camisa de um rival jogar a partida normalmente como foi contra o Cruzeiro.

Espero que seja tomada alguma decisão também quanto ao Samir. Se ele está realmente de malas prontas para a Itália, deve ser afastado do grupo e não escalado como titular. Vou repetir, o Flamengo precisa de jogadores que estejam envolvidos na causa. Não adianta escalar jogador com foco nos euros e nas italianas, enquanto o clube está penando para conquistar os primeiros três pontos do campeonato.

Confiar no treinador

Salvo uma sequência terrível de cinco derrotas consecutivas, o clube precisa dar sequência ao Cristóvão e dar tempo para ele tentar arrumar a terra arrasada deixada pelo Luxemburgo. Evidente que ainda há muito a ser feito, mas já consegui ver uma pequena evolução nas duas ultimas partidas e com um pouco mais de sorte e melhor arbitragem poderíamos ter terminado ambas as partidas com um resultado favorável.

Planejamento

O Flamengo possui três titulares que disputam a Copa América e ainda desfalcarão o time por algumas rodadas, são eles: Caceres, Armero e Guerrero. Enquanto eles não retornam, o elenco de qualidade duvidosa fica ainda mais enxuto, portanto o time não se poder ao luxo de tomar tanto cartão amarelo por reclamação, por exemplo.

Devido as novas determinações da comissão de arbitragem, os árbitros estão liberados a amarelar qualquer jogador que levantar um dedo, portanto é preciso que os jogadores tenham mais malícia e se controlem. Não dá para termos desfalques como o do Canteros e agora o do Everton por esse tipo de situação.

Que haja uma conversa franca com o treinador, médicos e preparador físico para que seja realizado um planejamento adequado para as próximas rodadas com as peças que teremos a disposição.
Partindo do princípio que o Pico voltará a jogar futebol e não o esporte bizarro que ele tentou praticar no jogo da última quarta, meu time para o jogo de hoje seria:

PV, Pará, Wallace, Samir e Pico; Jonas, Marcio Araujo e Canteros; Paulinho, Eduardo e Cirino.

--- x ---

Sheik

Trazer o Sheik é como se o Flamengo tivesse contratando um Luxemburgo que usa chuteiras e entra em campo. Pode ter um efeito positivo no início, mas é definitivamente uma bomba relógio.

Não dá para contratá-lo e depois reclamar que o jogador trouxe marketing negativo ao clube e gerou polêmicas dentro e fora de campo.

Imaginem o Sheik chegando com contrato até o final do ano e após sua chegada o time arranca e termina o Brasileiro na 6ª colocação. Alguém aqui acredita que esta diretoria terá peito para não renovar com o Sheik?

Além das minhas sugestões, quais medidas vocês tomariam hoje para tirar o clube desta situação?

A bola agora está com vocês...


Bom final de semana a todos e que venha nossa primeira vitória! 


SRN e grande abraço!