terça-feira, 16 de junho de 2015

Calendário: FFERJ Padrão FIFA

 Faz tempo que queria voltar ao tema calendário, vou tentar explicar de modo curto minha última reflexão sobre o assunto. Com um calendário racional, todos os clubes seriam beneficiados, parece óbvio, mas o que houve no Brasil foi um arremedo de modernidade, escancarado depois das denúncias de corrupção na Fifa e as trocas de favores na CBF, onde cedem alguns “dedos para não perder o corpo”. A CBF “dividiu” para governar e os clubes, mortos de fome aceitaram. Tentarei não me alongar neste aspecto.

Minha proposta para este momento é a de “simplificar”, e mesmo que pareça controversa, adequar a algo que se propõe “moderno e tradicional”, sem matar a cultura local e o surgimento de novos atletas. Nenhum campeonato pode ser desinteressante para os clubes grandes e hoje os estaduais são chatos (quem lê minhas colunas sabe que sou contra os estaduais como são, prefiro aos regionais, serei flexível), principalmente para seus torcedores, consumidores.

Racionalizando, eles teriam seu início em Fevereiro, porém não como “extensão da pré-temporada” como erroneamente se convenciona, porém durante as datas FIFA com seu término programado para o mês de julho e/ou a disputa da competição de seleções, datas FIFA. O Campeonato Brasileiro que se iniciaria em Fevereiro, tornaria o estadual mais enxuto e objetivo, com uma fase inicial onde os clubes de menor investimento se credenciariam a jogar com os grandes no ano anterior. O ideal é que a CBF e as federações estaduais criassem um padrão para isso.

Com os estaduais nas datas FIFA, não haveria conflito com o calendário da Libertadores ou da copa do Brasil. A mudança fortaleceria ao campeonato de maior valor, o Brasileirão, o melhor produto do futebol do nosso país, preservando ainda as rivalidades regionais, além de garantir a sobrevivência dos clubes pequenos, que jogariam o ano inteiro (não apenas 4 meses), sem o sacrifício dos grandes, como ocorre hoje, nos deficitários e penosos campeonatos estaduais.

O Campeonato Brasileiro de futebol é a competição que mais gosto de assistir, por suas rivalidades estaduais, regionais, nacionais postas num país continental de grandes diferenças e tradições futebolísticas, além de torcidas de massa. Sou favorável ao nacional de pontos corridos, ponto. Para competições em mata-mata temos os estaduais e as copas. Não precisa jogar tudo em mata-mata.

A principal vantagem neste renovado sistema seria a “esperança”, além do não abandono das equipes no estágio inicial. Em qualquer lugar onde se joga futebol, o nacional é repleto de grandes expectativas e todos os clubes fazem previsões de onde chegar, de como pretendem chegar. Todos se fixam em um grande inicio. Como deve ser, as esperanças além de divididas entre os competidores, estão renovadas.

Para o processo psicológico dos clubes é importante, para a torcida/consumidor, também. Alavanca a comercialização de produtos. Com o planejamento facilitado, a promoção do torneio faria aumentar a presença de publico nas rodadas iniciais. Atualmente, o campeonato começa desmotivado por inúmeros motivos, como disputa da Libertadores, fim dos estaduais e descanso de uma semana, promoção ruim, elencos incompletos...

Em minha visão, a mudança beneficiaria de modo forçado a organização e a motivação dos clubes, inclusive o Flamengo, que teria de começar já em fevereiro com o elenco fechado. Coletivamente seria importante para a competição e os ganhos além do técnico (pré-temporada), seria comercial também. Só vejo vantagens.

O estadual disputado nas datas Fifa rodaria aos elencos, daria o peso justo aos estaduais durante a temporada, manteria as tradições e as rivalidades locais, diminuiriam-se as datas e se disputaria na vacância de jogos. Em 2016 temos jogos olímpicos, 2017 Copa das confederações, 2018 Copa do mundo, 2019 Copa América. O ciclo se mantém. Seria uma solução importante, as decisões estaduais durante a disputa destes torneios, paralisando e preservando o campeonato nacional e mantendo o mata-mata.

Para poder pressionar o calendário sul-americano, estendendo a Libertadores pela temporada, porque não começar com o nosso? A maior vantagem do que proponho seria a disputa do campeonato brasileiro nos finais de semana, com poucas rodadas no meio da semana. Diminuiria sensivelmente a loucura do “quarta-domingo”, aumentaria a rodagem dos elencos, sem diminuir a competitividade e o “me engana que eu gosto”. O mais importante é relegar o campeonato da FFERJ ao seu devido lugar, as datas FIFA, onde teriam lugarzinho secundário para os times grandes. O que vocês pensam disso?

*********

Gostaria de agradecer o apoio e as mensagens de carinho dos Butequeiros. Vivi semanas difíceis, de pouca presença no Buteco. Espero voltar ao normal, quando puder. Voltarei aos poucos, os dias estão corridos. Muito Obrigado, Butecada!