sábado, 4 de abril de 2015

Plano B. Ou C, D, E...

A solução para todos os problemas técnicos, táticos e motivacionais do Flamengo nessa temporada tem nome: Walter Damián Montillo. O argentino, que completa 31 anos no próximo dia 14, começou sua carreira no San Lorenzo, mas foi jogando pela Universidad do Chile que ele chamou atenção dos times brasileiros. Não fosse a briguinha de certos dirigentes amadores com nosso ídolo máximo, Montillo já teria vindo para o Flamengo em 2010, e não para o Cruzeiro. Não veio e arrebentou nas terras mineiras. Só que, depois de ir para o Santos como o reforço mais caro da história do time praiano, não repetiu mais a excelência de suas performances. Hoje, pelo que sabemos, tem salários acertados com o rubro-negro, mas depende da liberação do Shandong Luneng, detentor dos seus direitos.

Então, cabem algumas perguntas.

A primeira é se essa é a melhor solução. Mesmo vindo sem custos, apenas pelos salários, ainda assim é uma aposta cara. Montillo não teve boa passagem pelo Santos e não sabemos como ele está jogando na China. Foi bastante elogiado pelo seu atual treinador, Cuca, mas a verdade é que só o vimos em alguns amistosos de pré-temporada em janeiro. Mesmo assim, comparando com o que temos no elenco, seria um belo upgrade. Apesar de vê-lo mais como um meia atacante do que como um armador, é fato que Montillo pode acrescentar com um passe diferenciado e visão de jogo, além da bola parada. Um quarteto ofensivo com o argentino ao lado de Paulinho, Éverton e Marcelo Cirino seria, definitivamente, um dos melhores do Brasil.

No entanto, a questão é: até quando esperar? A janela de transferências internacionais fecha no dia 16, em menos de duas semanas. Se não fechar até lá, Montillo só poderá se transferir no dia 14 de julho, quando a janela reabre e já teremos jogado mais da metade de um turno do Campeonato Brasileiro. No dia 8, o Shandong recebe o Kashiwa Reysol pela Asian Champions League, competição mais importante do ano para os chineses. Em caso de derrota e vitória do coreano Jeonbuk sobre o vietnamita Binh Doung, os laranjinhas serão eliminados, o que pode facilitar a liberação do meia.

Minha percepção é de que a cúpula do futebol está disposta a aguardar. Inclusive, a deixar passar essa primeira janela sem contratar ninguém para a posição. Mas, e se a missão Montillo efetivamente melar? Se o "seu China" decidir que não quer mesmo liberar o argentino? Será que Wrobel e Rodrigo Caetano tem um plano B ou será que vamos cometer o mesmo erro do caso Elias, quando esperamos tanto e não tínhamos uma segunda opção para o caso da negociação não ir pra frente?


Até onde eu sei, temos sim um plano B. O problema é que ele não é uma unanimidade entre os membros da cúpula do futebol. Por isso, estamos procurando um plano C, D, E... Alguns dos nomes cogitados realmente são controversos. Valdivia joga muito, é decisivo no Palmeiras... quando joga. Está mais  no departamento médico do que dentro do campo de jogo. Ganso surgiu no Santos junto com Neymar como o futuro do futebol brasileiro. Enquanto um é titular do Barcelona e caminha para ser o melhor do mundo, o outro claudica no São Paulo. No Brasil, como já escrevi há algumas semanas, temos poucas opções. Podemos buscar no mercado sul-americano, mas seriam apenas apostas.

Se a caneta e a carteira fossem minhas, eu não gastaria com outro que não fosse o Montillo. Buscaria, talvez, um outro "oito", um volante que tenha boa chegada à frente, um Elias da vida. Mas não são, né?

...





Sobre o clássico de amanhã, tivemos uma semana inteira de preparação, mas os vários jogadores que estão se recuperando de lesões acabaram prejudicando o trabalho. Passamos esse tempo todo discutindo sobre as improvisações feitas pelo pofexô Luxa. Processinho na direita, Pará na esquerda, Mugni como volante e Eduardo da Silva como meia. A semana terminou com Pico, Jonas e Gabriel treinando e a escalação parece que será mais normal que a que imaginamos. O Fluminense mostrou nesse campeonato uma zaga lenta e mal protegida, motivo que levou à demissão do seu treinador, Cristóvão Borges. Seu sucessor, Ricardo Drubscky, tem essa tarefa, acertar a defesa contra um ataque veloz, que deve ter Paulinho, Marcelo Cirino e Gabriel. Em compensação, nossa defesa também não tem se mostrado tão competente e terá que conter o Fred, que adora fazer gols no nosso time, e as promessas Kennedy e Gérson. O Fla x Flu n° 399 promete!