quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Um time ainda em formação



Salve amigos do Buteco,

Aproveitei o feriado de Carnaval e a ausência de jogos do Mengão nestes últimos dias para assistir um pouco dos confrontos dos brasileiros na Taça Libertadores, principalmente o clássico paulista disputado ontem no Itaquerão.

Gosto de realizar um exercício mental onde imagino “e se o Flamengo estivesse disputando esta partida, como será que seria o comportamento do nosso time?”. As mesmas deficiências que vi nos últimos “Flamengos” que disputaram a Libertadores, ainda observo no nosso time atual.

 Considero o nosso elenco muito verde, ainda em fase de formação. Apesar de gostar da política de contratações da diretoria onde procura jogadores jovens que podem render um retorno financeiro ao clube lá na frente, sinto falta de jogadores mais calejados no grupo para passar experiência a essas jovens promessas.

O Flamengo carece de jogadores como Danilo, Elias e Sheik, só para citar três exemplos do Corinthians de ontem. Não consigo imaginar o Flamengo ainda pronto para enfrentar um adversário complicado na altitude com Thalysson na lateral esquerda, ou para segurar a pressão em um jogo como o de ontem na arena Corinthians.

Como já comentei anteriormente aqui no blog, é preciso escolher a dedo esses jogadores mais experientes que irão de fato agregar algo ao clube, dentro e fora de campo. Não dá para errarmos novamente e procurar esta experiência em nomes como André Santos e Elano e nem achar que está amadurecendo o grupo trazendo brasileiros mimados da Europa como Bernard e Anderson.

É comum você encontrar nos dias de hoje jogadores ainda muito jovens que fazem uma boa temporada no Brasil, se mandam para a Europa na primeira oferta financeiramente vantajosa que surgir e depois retornam após 2 ou 3 anos com salário muito acima do futebol praticado.

Como dificilmente assistimos essas ligas inferiores para onde eles se mandam, a imagem que temos ainda é a do futebol praticado por esses jogadores há 2 ou 3 anos atrás e a decepção muitas vezes passa a ser grande. Foi assim com o Carlos Eduardo no próprio Flamengo, com o André que jogou recentemente no Vasco e Atlético-MG e está sendo com o Anderson no Internacional. Não é fácil acertar a mão!

Além de um elenco com jogadores mais calejados, o Flamengo precisa buscar uma manutenção da comissão técnica. Não podemos mais trocar tanto de treinador e diretor de futebol como trocamos nestes últimos anos. Estou gostando do trabalho atual desempenhado pelo trio: Wrobel, Rodrigo Caetano e Luxemburgo e espero que eles permaneçam no Fla por mais do que uma temporada. É imprescindível que 2016 seja uma continuidade do trabalho que está sendo desenvolvido em 2015 e não um novo recomeço.

Comunicação

Não sei se todos acompanham o perfil oficial do clube nas redes sociais, principalmente no Twitter e Facebook, mas estou gostando do material que vem sendo desenvolvido. Não sei até que ponto já há um dedo do Muhlenberg, mas já é possível lermos um conteúdo mais descontraído, informativo e com bom material de divulgação do dia-a-dia do clube e do sócio torcedor. Convido a todos do Buteco que possuem cadastro nestas redes para acessar o perfil oficial do Fla e analisar o material produzido recentemente.

-x-



E para vocês, além de um time mais qualificado em campo, o que ainda falta para o Flamengo ter perfil de Libertadores e bagagem para ganhar uma competição longa como o Brasileirão?