quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Um passo de cada vez



Depois de um primeiro tempo para lá de sonolento, o Flamengo precisou tomar um gol para acordar em campo. Mediocridade dos adversários a parte, em dois jogos no Maracanã foram nove gols marcados e apenas um único sofrido.

O grande destaque desse início de temporada é o promissor Marcelo Cirino! Além de participativo, o atacante já carimbou três gols neste estadual e tem sido fundamental nas jogadas de ataque do Fla. O entrosamento com o Everton ajuda bastante e a velocidade e disposição são os principais diferenciais do Cirino.

Confesso que ainda não saberia escalar o quarteto ideal de frente deste Flamengo versão 2015, mas se não temos nenhum craque, o Luxemburgo pode se orgulhar de possuir bons coadjuvantes e opções que podem alterar o esquema tático a qualquer momento.

Arthur Maia, Alecsandro, Everton, Marcelo Cirino, Nixon, Gabriel, Eduardo da Silva, Paulinho e até mesmo o Luis Antonio podem contribuir no ataque e mostram que o setor está mais bem servido do que imaginamos.

Todos os jogadores mencionados possuem qualidades individuais e mostram que o elenco deste ano está melhor montado do que o ano passado. Só de não corrermos o risco de dependermos de Igor Sartori, Negueba, Elton, Matheus, entre outros, já é um alivio para a nação rubro negra.

Outro ponto a se destacar é o condicionamento físico dos jogadores. Enquanto o Cabofriense pregou em campo na metade do 2º tempo, o Flamengo continuava incisivo e na base da velocidade do Everton e Marcelo poderia ter aplicado uma goleada histórica se a pontaria tivesse sido um pouco melhor, principalmente do Alecgol.

Sei que ainda é cedo e por se tratar do Luis Antonio prefiro manter os dois pés atrás, mas é inegável que o início de temporada do processinho tem sido animador. Projeções a parte, o futebol adora nos pregar essas peças e é curioso notarmos como em 2015 tivemos uma queda incrível de rendimento do Caceres, um dos nossos principais jogadores no ano passado e uma subida de produção de um dos jogadores mais cornetados durante a última temporada.

A fragilidade dos adversários acaba em muitos momentos nos enganando e o mais importante é que o Luxemburgo continue encarando o estadual como uma continuação da pré-temporada e uma espécie de vestibular para o grupo atual. É fundamental que o Luxa e o Rodrigo Caetano avaliem muito bem o elenco e percebam quais são as principais carências para o restante da temporada.

Não acho que o Flamengo precise contratar mais coadjuvantes e deva inchar o elenco como no ano passado, entendo que os jogadores que chegarem precisam ser incontestáveis e no mínimo possuam futebol suficiente para disputar realmente posição com os atuais titulares.

Ainda tenho muito receio com a lateral esquerda, mas depois que o Cruzeiro foi Bicampeão Brasileiro com o Egídio na lateral, de repente não seja uma posição tão carente quanto imagino. O futebol brasileiro atual vem mostrando que um grupo com consciência tática e disposição pode alcançar voos tão altos quanto precisamos. Não há necessidade de termos grandes destaques em todas as posições, basta possuir o talento individual em algumas posições chaves.

Apesar de desaparecer em alguns momentos do jogo, o Arthur Maia parece estar evoluindo e já dá para perceber que é um jogador muito talentoso. Talvez ainda não esteja preparado para ser o dono do meio de campo rubro negro, mas aparentemente já demonstra ser uma opção muito mais interessante do que o argentino Mugni.

No jogo de ontem foi um dos melhores em campo durante o 1º tempo e foi responsável pelos escanteios que culminaram nos gols de Everton e Samir.

Sinto falta de líderes nesse time atual do Flamengo e apesar da diretoria normalmente apostar em jovens jogadores que podem render um retorno financeiro ao clube, entendo que o Flamengo deva tentar procurar jogadores mais experientes que deixem o time um pouco mais “cascudo”.

Vejo potencial em alguns jogadores como Wallace, Eduardo da Silva, Canteros e Alecgol para serem os líderes deste grupo, mas o meu sonho de consumo é o Felipe Melo. Já que todos dizem que 2016 será O ANO do Flamengo, se eu pudesse escolher um único reforço, apostaria todas as minhas fichas no “pitbull”.

Como bom otimista que sou, acredito que se mantermos esta atitude atual e os jogadores entenderem que a aplicação tática será fundamental para o sucesso do time este ano, acredito que podemos fazer uma temporada sem sustos e se o título do Brasileiro ainda é algo utópico, pelo menos podemos disputar para valer os títulos do estadual e Copa do Brasil.

Um bom carnaval a todos e que o Flamengo este ano nos proporcione tantas alegrias como o feriado mais tradicional do Brasil.


SRN e grande abraço!