segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

E Segue o Campeonato "Gostoso"

Salve, Buteco! Sábado tivemos o Mais Querido conquistando mais três pontos na Taça Guanabara/2013, que, nas palavras do nosso treinador, é um campeonato "gostoso". O adversário, o Resende, prometera resistência nas palavras de seu experiente, porém desconhecido treinador, Edson Souza: "temos que defender bem, com o maior número possível de jogadores, mas atacar da mesma forma, de maneira compacta. O mundo, atualmente, joga assim. Essa é a grande diferença do futebol de hoje". Postura diametralmente oposta do seu colega, treinador do Barra Mansa, na quarta-feira passada, no Maracanã. Currículo de Edson Souza antes do Resende? Clubes como São João da Barra/RJ, Portuguesa/RJ, Friburguense, Al Raed (Arábia Saudita), Audax e Nova Iguaçu. Bom sinal em um futebol decadente como o brasileiro dos dias atuais. Luiz Carlos Júnior, na narração, falava no Resende marcando por pressão no campo do Flamengo com sete jogadores, algo parecido com o que fez o Shakhtar Donetsk aqui em Brasília em boa parte do primeiro tempo. É claro que o Resende não tem atletas como Taison, Alex Teixeira, Bernard e Luiz Adriano, mas taticamente foi o suficiente para causar muitas dificuldades. Para mim, um bom e importante confronto, pois uma equipe de baixo investimento bem montada taticamente supera as limitações individuais de seus atletas.

Considero que o Estadual/2015 será fundamental para implementar a nova filosofia de jogo idealizada por Luxemburgo até o Campeonato Brasileiro. Seria muito mais difícil que isso ocorresse em um campeonato mais difícil como o Brasileiro, dada a profundidade da mudança de postura tática que está ocorrendo.

***

Falando em adaptação, e em desenvolvimento de atletas, o amigo Ricardo Mattana observou bem como Canteros está "tomando conta" do meio campo do Flamengo. Achei-o excessivamente preso e recuado nas primeiras partidas, porém parece mesmo que agora está mais adaptado ao esquema tático. O protagonismo, por sinal, não surpreende. A tendência é que Canteros exerça a função que desempenhou nos confrontos entre Brasil e Argentina no superclássico, e me parece disposto a ter um bom ano, considerando a tentativa de gol no final da partida contra o São Paulo e o gol de falta contra o Barra Mansa. Acredito que a dose exata dos passes longos será alcançada com o tempo, assim como a adaptação dos demais jogadores ao esquema tático e o crescimento individual de cada um dentro do coletivo. Foi apenas a sexta partida do ano, contando amistosos e partidas oficiais.

Uma comparação do estilo de Anderson Pico com o do Júnior Capacete rendeu divertidos comentários após a pixotada no gol do Resende, mas a verdade é que há mesmo alguma semelhança na forma com que Pico apoia o ataque como lateral, e fazer tal constatação representa mera identificação da semelhança entre as formas de se movimentar e ocupar os espaços em campo, no ataque, e não uma comparação de talentos, o que seria absurdo. O fato é que Pico, diferentemente de Pará, que se limita à lateral, tende a ocupar uma faixa campo na meia esquerda ofensiva e fazer lançamentos, além de chutar bastante a gol. Tem sido uma arma importante quando os jogadores de meio e ataque estão bem marcados. Luxemburgo não tem como fazer de Pico um jogador mais talentoso do que é, muito menos um gênio, como Júnior, mas certamente pode fazer dele um jogador mais consciente e responsável, o que seria suficiente para termos um bom lateral, dados os padrões atuais.

Além de Pico, o jovem Arthur Maia tem me surpreendido pelas respostas positivas em pouco tempo de clube. É bom lembrar que há tempo para evoluir e se firmar. Luxemburgo vem se revelando um bom caça-talentos no contexto em que trabalha, no qual a austeridade financeira exige investimentos precisos.

Destaco ainda o que parece ser a "volta" de Luiz Antônio. Será que conquistará uma vaga na meia direita?

Finalizo destacando a crescente participação de Marcelo Cirino nos gols e principais jogadas ofensivas do time. Hoje é o principal nome do ataque. O desafio de aprimorá-lo e tornar o setor mais produtivo persiste, mas é bom ver que contratamos um jogador inteligente e talentoso.

Bom dia e SRN a tod@s.