segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

O Flamengo na Copinha 2015

Salve, Buteco! Na última sexta-feira, o Flamengo encerrou sua participação na primeira fase da Copa São Paulo de Juniores de 2015 com uma vitória simples (1x0) sobre o anfitrião Osasco, igualando a campanha do ano de 2000 como a melhor da história no torneio na primeira fase. Naquela oportunidade, tal como ocorreu esse ano, o Flamengo marcou os mesmos 10 (dez) gols e sofreu apenas um, ficando com três vitórias e 9 (nove) gols de saldo. Em 2000, o Flamengo foi eliminado pelo Santos por 5x4 (prorrogação) na segunda fase, após a partida terminar empatada por 4x4 no tempo regulamentar. Nesse ano, o confronto das oitavas-de-final está previsto para se dar contra o Taboão da Serra/SP.

Acompanhando as duas primeiras partidas, tive boa impressão a respeito dos laterais Ronaldo e Jorge, na verdade os melhores que já vi dentre as equipes do Flamengo que disputaram essa competição nas últimas duas décadas, incluindo as campeãs. Além deles, parecem se destacar individualmente Jajá, Cafu e Douglas Baggio. Jajá parece ser um volante muito técnico e forte fisicamente, mas da mesma forma, ao menos para mim, passa a impressão que, para dar certo no profissional, terá que aprender a se movimentar e marcar melhor. Tudo indica que Douglas Baggio tem mesmo o faro de gol, mas será que é o bastante para o profissional? Cafu é menos badalado do que os outros dois, mas dá a impressão de ser um jogador muito aplicado taticamente e que sabe finalizar, perfil que ajuda na difícil transição para o profissional.

Há ainda o Mateus Sávio, que, apesar de jovem para a categoria, tem entrado na segunda etapa das partidas e  se apresentado bem  individual e coletivamente, merecendo atenta observação.

Acho, tal como Zico, que as divisões de base devem servir ao propósito de revelar bons atletas, antes de angariar títulos para o clube. É claro que títulos são bem vindos e motivo de orgulho, mas acho que a principal serventia desse setor do Departamento de Futebol deve ser revelar bons atletas para o profissional.

Na opinião d@ amig@ do Buteco, até onde esse time pode ir na competição? E os atletas? Dá para imaginar algum deles sendo aproveitado no profissional? Será que desse time pode surgir um talento ou um jogador da importância desse da foto?

Bom dia e SRN a tod@s.