sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Pequeno balanço de fim de ano – parte 2: o que avançou

Continuando com o balanço do ano rubro-negro de 2014, depois de falar sobre a temporada melancólica do futebol, hoje veremos de que forma se comportaram algumas das demais áreas e departamentos do clube.

Escolhi o jurídico para começar por ser um departamento que vem desenvolvendo um trabalho que deveria ser considerado exemplar pelo resto do clube. A eficiência demonstrada pelos números divulgados pela vice-presidência aos sócios e torcedores a cada seis meses é digna de nota. Não menos notável é a preocupação de construir dentro do clube uma base de conhecimento jurídico que não dependa de pessoas específicas, gerando uma base de conhecimento e jurisprudência inestimável para o Flamengo

Desde 2013 os advogados rubro-negros vêm obtendo bons resultados e reduzindo pouco a pouco a exposição do clube aos famosos “esqueletos” encontrados em nosso tenebroso passado. O até hoje não explicado caso André Santos, é o grande senão do departamento e, convenhamos, não se trata de um erro pequeno. Ainda que a vitória venha no processo movido pelo Flamengo no CAS, na Suiça, o risco corrido é injustificável, sob todos os aspectos. Deixo para o amigo do Buteco a pergunta: É um erro que invalida todos os acertos do departamento, que não são poucos nem pequenos?
Junto ao jurídico, outro departamento rubro-negro que merece destaque é o departamento financeiro. Por coincidência, o departamento que atuou junto ao jurídico naquele que foi seu grande equívoco em 2014, a venda do Hernane.

É óbvio para qualquer um que conheça um pouco de futebol que a saida do Brocador era, antes de tudo, um desejo do próprio, muito justo por sinal. Aos quase 30 anos, após um final de temporada brilhante seguido de um início cheio de lesões no ano seguinte, talvez não tivesse outra oportunidade igual. Além disso, quem conhece as finanças do Mais Querido, sabe perfeitamente como o clube necessita de receitas. Mesmo assim, ninguém esperava que o Flamengo levasse a volta que levou dos árabes. Especialmente para uma diretoria com ampla experiência em negociações complexas, ficou para os torcedores uma impressão ruim.

Tirando esse tremendo vacilo, o departamento financeiro do Flamengo seguiu marchando firme em direção a reconstrução econômica do clube. Independente da opinião de cada um sobre a política de austeridade, os resultados são inegáveis conforme explicado no excelente blog do Benny Kessel, que faz análises financeiras dos clubes brasileiros.

Mas se existe um departamento no Flamengo que vem sendo referência em gestão é o de esportes olímpicos. O caminho percorrido, de praticamente inviável no início de 2013 até aqui, com modalidades caminhando para a auto-sustentabilidade a passos largos, deixa entusiasmados mesmo aqueles rubro-negros que só se importam com o futebol.

Desde o início do ano, com o projeto “Anjo Da Guarda” o Mais Querido avançou de forma irresistível de volta a seu lugar como a grande potência do esporte olímpico brasileiro. A aprovação de diversos projetos incentivados em todas as esferas públicas foi resultado do árduo trabalho desenvolvido pelo departamento para garantir que o Clube estivesse adequado a todas as exigências da legislação. Conjugado com o controle rígido do departamento de finanças, essas ações levaram ao CRF recursos com os quais só poderíamos sonhar em outros tempos. A maior parte vem servindo para reformular a estrutura física do parque olímpico rubro-negro e deve seguir a pleno vapor no ano que vem.

E o basquete, em especial, foi um show à parte. O que dizer de uma temporada em que o Flamengo venceu todos os campeonatos que disputou? Um exigente fã do esporte da bola laranja poderia lamentar que não conseguimos vencer nenhum jogo na NBA, apesar de termos conseguido fazer jogos disputados contra alguns dos melhores times do mundo. Mas se esse mesmo fã é realmente rubro-negro ele se sentiu vitorioso vendo que o Orlando Magic jogou praticamente “fora de casa” em seu próprio ginásio com a torcida rubro-negra cantando a plenos pulmões e empurrando o Orgulho da Nação.

Semana que vem vamos ver o que não deu certo neste ano de 2014. Comunicação e coordenação política principalmente.


abraços, SRN e um Feliz Natal para todos!