quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O Flamengo que queremos



Bom dia amigos do Buteco, venho hoje tentar suprir a ausência do ilustre Carlos Mouta que retorna normalmente na semana que vem.

Esses últimos dias tem sido duros para mim como torcedor, o gosto de fim de festa ainda não passou e a partida inaceitável e vexatória contra o Atlético Mineiro, pela semifinal da Copa do Brasil, ainda não foi totalmente digerida.

Porém não há nada que possamos fazer quanto a isso e só nos resta olhar para o futuro, o que me remete a recém anunciada renovação com o Vanderlei Luxemburgo para ser o treinador do Flamengo no ano de 2015.

Admito que o time teve uma subida de produção com ele e que o cara tem participação importante na expressiva melhora de alguns atletas como Everton, Gabriel e Nixon, dentre outros.

Sim, o Luxemburgo tem méritos inegáveis na melhora do time e não os nego.

O que sempre me incomodou desde a sua contratação é que ele não é o perfil de treinador que uma gestão que sempre defendeu a ética, a modernidade, o trabalho em equipe, a transparência, deveria contratar.

“Ah, mas o momento pedia uma atitude desesperada, o time ia cair”.

Não, não ia cair mas entendo o ponto. Ok, que trouxessem o Luxa então mas precisavam renovar com ele?

Um cara que já disse diversas vezes que tem aspirações políticas no Flamengo, que é próximo de atores políticos do clube que a torcida e o sócio não querem ver de volta no poder, que se mete em todas as áreas do clube como se fosse um expert em tudo ligado ao conhecimento humano, que elogia o presidente do adversário depois de tomar uma goleada desclassificante na qual ele mesmo teve grande parcela de culpa, etc?

É esse o Flamengo que queremos? Um clube que se orgulha em dizer que está na primeira divisão como se isso fosse uma grande vitória?

Por que esse é o projeto que o Luxa defende desde que chegou, mesmo que desde a 15ª rodada, em 15 de agosto, o Flamengo tenha saído do Z4 para nunca mais voltar.

Se alguém ainda não percebeu, vou deixar o mais claro possível: acho o Luxemburgo um grande erro do departamento de futebol, um erro que deu certo.

Tenho por ele a mesma gratidão que tenho pelos outros oitocentos e cinquenta treinadores que já salvaram o Flamengo de situações em que o rebaixamento era uma possibilidade, mas é só.

Finalmente, até espero um ano de 2015 melhor que o atual, por ser o Luxemburgo um treinador acima da média no que é um momento péssimo dos treinadores brasileiros, por ter o Flamengo algumas peças no elenco que podem ser a base de uma equipe interessante e por que o clube vem fazendo um ótimo trabalho na parte administrativa, que vai se refletir cedo ou tarde no futebol, mas os prós que o Luxemburgo tem não são suficientes para apagar os muitos contras.