terça-feira, 28 de outubro de 2014

(O) Inexplicável Ser Flamengo

 Para alguns Deus não existe, menos durante os 90 minutos de uma partida de futebol... não há aqui uma questão pessoal, filosófica, espiritual ou coisa que o valha, é só uma constatação perceptiva de uma realidade única que faz um ateu rezar por seu clube. Brincadeiras à parte, hoje, dia 28 de Outubro é comemorado o dia do Flamenguista. Alguns de nós, torcedores do Flamengo baseados no Rio de Janeiro, preferem que seja o dia do Torcedor Rubro-Negro. Não importa, a nomenclatura não interessa, o que interessa de verdade é a homenagem ao dia do padroeiro do clube, São Judas Tadeu, santo das causas impossíveis.

Dizemos normalmente que o Flamengo é uma religião por si só, e mesmo com um padroeiro formalizado, instituído, e não se trata de desfeita, logicamente, celebramos o dia de todos os Rubro-Negros. Católicos, ateus, agnósticos, evangélicos, umbandistas, xamanistas, budistas, muçulmanos, e tantas religiões ou crenças que se possa imaginar e/ou proferir. Não importa, é o dia do torcedor do Flamengo. O Flamengo é um patrimônio da cidade do Rio de Janeiro, por isso o dia está no calendário oficial da cidade. Lamento "declarar" aos cariocas e aos demais torcedores de futebol país a fora, arcoiristas (arcoirenses, sei lá), que o Flamengo é mais do que isso, é uma força da natureza!

Engraçado constatar que sempre pedimos por algo, alguma providência, humana ou divina, no dia 28 de Outubro. Normal, estamos na fase final do calendário, da temporada. Quando estamos bem pedimos títulos, quando estamos mal, pedimos as mesmas vitórias, mas, em geral, agradecemos. Não digo do lado pessoal, individual, da vida cotidiana, falo do Flamengo mesmo. Agradecemos. Agradecemos por ser parte dessa força da natureza, agradecemos por ajudar-nos. Sim, somos todos um, somos todos Mengo!

Estranhamente o que ocorre no momento, ocorreu no ano passado em outra escala. A poucos jogos do título da Copa do Brasil e numa situação de pasmaceira, incômoda diga-se, no campeonato brasileiro. Queremos o título e um fim de ano tranquilo, sem tropeços no brasileiro. Queremos taça e Libertadores! Ou seja, queremos tudo, sabemos que podemos ter o que quisermos, somos parte da força da natureza, repito. Como é que pode uma torcida ir para um estádio e se tornar o espetáculo em si? Ver e ser vista, cantar, apoiar, se aplaudir, como pode?

Estamos em todos os rincões do Brasil, somos de todos os lugares, somos todos, somos únicos. Queremos um clube mais organizado, pedimos um clube responsável, mais forte, que dispute títulos, vitórias, mesmo com a camisa jogando sozinha. Aliás, a camisa não joga sozinha. Nunca! Jogamos com ela, por ela. Quem a veste sabe que estaremos lá. Pesamos muito! Essa “coisa”, no sentido filosófico do termo, "tudo o que se pensou ou executou em algum lugar para algum propósito existente ou imaginado, o que subsiste por si mesmo, o que é percebido pelos sentidos", apavora os adversários, rivais. Que coisa, não?


Neste dia 28/10 podemos rezar, agradecer, pedir, ajudar, apoiando como dá, do jeito que puder. Sendo sócio, ST, indo aos jogos, torcendo, mandando energia positiva de qualquer maneira. Somos netos, filhos, pais, sobrinhos de flamenguistas ou não. Tenho um amigo suíço que tem as informações do Flamengo de lá, sem nenhuma relação consanguínea ou cultural direta com o clube. Quem não conhece um caso desses? De um Rubro-negro de SP, do RS, de MG de qualquer outro lugar do mundo contagiado com nossa energia. Como explicar? Ser Flamengo é ser Flamengo e ponto. Inexplicável. Parabéns a todos nós!