terça-feira, 2 de setembro de 2014

Qual é a meta?

 A torcida do Flamengo tem algo de excepcional, uma característica que a torna única: a fé. Seja a religião que for, o rubro-negro tem fé, seja ateu, agnóstico, católico, umbandista, etc. A famosa “soberba Rubro-Negra” que impõe respeito e traz a repulsa de nossos adversários, “fiéis detratores” (Obrigado RNT), é nossa melhor qualidade. Pra nós, sempre dá! Rumo ao mundial, libertadores qualquer dia tamo ae!

Fanfarronice à parte, vejo neste time semelhanças estruturais com o Cruzeiro de 2003, montado pelo Vanderlei. Pode ser que a memória me traia ou a emoção me cegue, mas enxergo semelhanças sim. Guardemos as devidas proporções, obviamente. Defesa forte (sistema, será testado de fato daqui pra frente), um organizador e atacantes confiáveis. No caso, Canteros, Eduardo e Éverton (hoje meia-atacante), espelhando de algum modo Alex, Deivid e Mota (não exatamente com as mesmas funções e posições).

Sonhar com passos mais largos e a manutenção da boa fase no campeonato brasileiro é contar com o crescimento de alguns atletas que não tem rendido tão bem, se desenvolvido bem, com um banco de reservas. Falo daqueles que podem ser úteis com um time já bem armado, montado, vide o crescimento de produção de Éverton e Márcio Araújo, jogadores sem a característica de protagonizar. Falo especificamente de Lucas Mugni, Gabriel, Alecsandro, Elton (recém-chegado), Léo Moreira (quando jogará?), e até Nixon e Negueba, que são úteis em determinadas circunstâncias. Relacionaria alguns titulares também como Paulinho, Alecsandro e até Samir que não voltou ao time.

A reflexão que tento fazer, pensar, é que nenhum dos jogadores acima citados são extraclasses, gênios, nenhum fora de série, que elevarão ao patamar da equipe, nem os titulares o são. Falo simplesmente da manutenção do status competitivo do time, coletivo, trata-se de peças do mesmo nível dos titulares. Hoje o Flamengo é sim um time de operários e é por isso que acredito na luta pela vaga para a libertadores de 2015, competição que o clube deve disputar anualmente. Não que vaga seja melhor do que título, acho apequenamento, mas consideradas as circunstâncias atuais, é sim um objetivo palpável e muito difícil. Uma pena o ocorrido na copa do Brasil (dá pra virar o 3x0 contra o Coritiba no Maracanã! Rs!).

Sobre a evolução do time, hoje, com o futebol que o Flamengo tem jogado e com a força da torcida, como venho dizendo no blog, no sapatinho máximo, dá para ganhar de 1x0 de 14 dos 19 times do campeonato em qualquer lugar, menos Cruzeiro(c), Fluminense(n), Corinthians(c), Inter(c), São Paulo(f) vamos ter que jogar um pouco mais, jogar melhor. Algumas partidas serão difíceis, por histórico de treinador, confronto de clube e diferença de elenco, como Atlético-MG(f), Grêmio(c/f), Atlético-PR(f). Os outros, pelas circunstâncias do campeonato são ganháveis, como se diz no tênis, Goiás(f), Palmeiras(f), Bahia(f), Santos(c), Botafogo(n), Figueirense(f), Chapecoense(c), Coxa(c), Criciúma(c), Sport(f), Vitória(c).

Concentrando nos ganháveis são 11 jogos, 33 pontos. Tem que vencer se quiser pensar grande, seja com libertadores, seja o quase impossível título. Os difíceis se vencermos dois dos 4 jogos garantimos Libertadores. 13 vitórias, 39 pontos, 64 no total. Agora, se quiser pensar em título teria que torcer contra o Cruzeiro (MUITO) e vencer alguns confrontos diretos. No mínimo empatar todos. 71 pontos é pontuação de título. Mas isso no sapatinho máximo, 1x0rinho até o final. Rs!

Vou tentar provar que mesmo difícil, caso o time mantenha o desempenho, dá pra sonhar sim. A meta é ter uma média de pontos similar à do Cruzeiro. Hoje o Flamengo de Luxemburgo é superior ao campeão brasileiro. O problema é que o Flamengo começou o campeonato MUITO mal. Projetando de verdade, em que zona o Flamengo quer chegar? Confusão (Z4), Perigo (13º a 16º) Pasmaceira (8º a 12º), brigar por Libertadores (2º a 7º) ou Título? Lembrando que o número de vitórias é o principal critério de desempate do campeonato. O clube deve pensar em metas curtas para atingir a meta longa, no final do campeonato. Faltam 20 jogos.

Dividindo o campeonato em quatro etapas, o Flamengo deve marcar mais 40 pontos para pensar em Liberta, ou seja, 10 pontos a cada 15 disputados (5 jogos). Separando aos jogos e conjecturando a fase de cada equipe, o local das partidas e o peso do confronto fiquei mais otimista do que deveria. Mesmo pensando naquele 1x0 do sapatinho máximo. Acho que dá!
Em cada meta curta o Flamengo vai decidindo onde quer chegar. Nada fácil, como podem ver. Nada impossível, também. Lembro que comecei brincando com o BCBFla, moderador do blog, que após a partida contra o Sport que o Flamengo faria mais 15 pontos em 15 possíveis e estou quase lá, fez 12 em 12, falta o Grêmio. Ele me disse que se o Flamengo concluísse meu “desafio” mudaria o nickname dele para bcbflaLuxasalvadorLulaavisou”que no caso dele é um “sacrilégio”... Agora o negócio é o seguinte, o desafio é com o Flamengo. Onde quer chegar? Pode contar com a gente que a gente leva o time nas costas! Pro Flamengo o céu é o limite, ainda mais quando os resultados financeiros do clube são animadores. Teremos um 2015 mais tranquilo, muito mais, mas ainda dependemos de 2014. E ae, rapaziada? Vamos Flamengo!