segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Um Dia de Cada Vez

Buongiorno, Buteco! Não nego, há um clima, um cheiro de 2007 ou de 2009 no ar. Não exatamente em relação ao resultado final de uma reação que inevitável e certamente ocorrerá no Campeonato Brasileiro de 2014, mas talvez porque virou quase uma característica do Flamengo ser esse time bipolar, essa fênix que ressurge do nada, desafia todos e qualquer prognóstico minimamente razoável, e alcança as mais altas façanhas. Não, o Flamengo não vai cair. Se havia alguma dúvida, ela se foi ontem. Não vai cair porque o time, a toda evidência, caminha para se acertar taticamente em campo, o elenco não está entre os dez piores e há uma inegável sinergia entre a torcida, os jogadores e o treinador. Mas para muitos essa certeza de não cair, como poeira ao vento, não só se foi, sem volta, como não é mais suficiente. Sugiro cautela. Há uma Copa do Brasil pela frente, o elenco continua tendo carências em algumas posições e, comparando com anos anteriores, não há os jogos atrasados e os reforços de 2007 ou tampouco os jogadores decisivos e capazes de desequilibrar do time de 2009. E, por fim, acabamos de sair da lanterna faltando cinco jogos para o final do primeiro turno, sendo a distância, atualmente, de treze pontos para o G4 e de dezessete para o primeiro colocado.

Um dia de cada vez. A reação virá, mas talvez seja o caso de não esperar tanto dela ou desse ano, e sim do que pode ser construído para o ano que vem.

***

Vejo um Luxemburgo diferente nesta quarta passagem pelo Flamengo. Como disse outro dia durante os comentários, esperava de Ney o que Luxa fez: assistiu às partidas da Copa do Mundo, fotografou, fez anotações, estudou, mostrou-se empolgado. Ney foi à Disney. O que causa essa mudança em Luxemburgo? O que ocorrerá na passagem de ano, quando houver a reformulação do elenco para 2015? E se Luxemburgo conquistar algum sucesso, como passará a se comportar? Repetirá os erros dos últimos anos ou está disposto a retomar o sucesso da década de 90 e início do Século XXI? Quanto tempo durará o calmo e regenerado Luxemburgo?

Acho que não é o caso de retirar a vigilância sobre Luxemburgo e de fazer planos para o futuro, e nem de sermos preconceituosos com seu trabalho por conta de erros passados. Um dia de cada vez.

***

Esse é o Flamengo. Incapaz de ser calmo, pacífico, sereno. Acho que é o momento, porém, de contrariar a natureza do clube, de vivermos um dia de cada vez e vermos o que acontece. A Diretoria, que é novata no ramo e erra em alguns aspectos qualitativos na gerência do futebol, precisa aprender a tomar decisões com menos emoção e sem ceder a pressões. Ilusão pretensiosa ou aspiração possível?

***

Após um primeiro tempo difícil, contra o então quinto colocado, melhor postado em campo e contra-atacando com perigo, o Flamengo foi senhor das ações no segundo tempo, encurralando o adversário, que não teve forças ou espaços para atacar ou contra-atacar. Canteros e posteriormente Eduardo da Silva inegavelmente aumentaram a qualidade da equipe. Vejo três interrogações para o jogo do próximo domingo, contra o Coritiba, no Couto Pereira, e passo a bola para vocês responderem: quem escalariam no lugar de Cáceres, suspenso - Amaral, Márcio Araújo, Recife ou Muralha? Acham possível o time ser escalado com Éverton, Eduardo da Silva, Paulinho e Alecsandro? Qual seria a melhor posição para Eduardo da Silva quando estiver fisicamente apto para começar jogando?

Bom dia e SRN a tod@s.