segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Hora de Importantes Decisões

Buongiorno Buteco! E o lanterna com a defesa mais vazada e o pior ataque agora já tem a quinta melhor campanha do campeonato pós Copa do Mundo. Considerando as cinco últimas rodadas, apenas o segundo colocado (São Paulo) tem melhor retrospecto. À frente da tabela, e com todo respeito a Santos, Sport e Atlético/PR, hoje só se pode dizer que são mais fortes que o Flamengo os sete primeiros, todos times grandes. E essa realidade pode perfeitamente mudar acaso o aproveitamento do time permaneça com a mesma regularidade. Então, a tese que sustentei desde o início do campeonato, mesmo nos piores momentos, de que não era time para cair, mas para ficar entre os dez primeiros, parece que irá se provar verdadeira. A nova realidade, porém, impõe a adoção de uma estratégia e a tomada de decisões importantes na disputa das duas competições simultâneas - Brasileiro e Copa do Brasil.

Não acredito em título simplesmente porque é absolutamente improvável que o Cruzeiro venha a cair vertiginosamente de rendimento. Mas e o G4? É em tese possível? Penso que o elenco, que já mostra não ser tão ruim, tem carências em algumas posições que praticamente impossibilitam a disputa com a mesma atenção das duas competições. Na prática, temos apenas um lateral direito e um esquerdo, por exemplo; e alguns jogadores que hoje se mostram decisivos não têm potenciais reservas a altura - Canteros e Eduardo.

Acho, por isso, que um time com César, Chicão e Samir na zaga, e com Amaral, Luiz Antônio, Mattheus, Paulinho e Gabriel poderia fazer boa figuração contra o Coritiba no jogo de ida pela Copa do Brasil. Na minha opinião, o time titular precisa pensar no lanterna Vitória e no Grêmio, que parece mais forte agora com Scolari no comando técnico. A última partida do primeiro turno, contra os gaúchos, promete reacender a velha rivalidade entre Luxemburgo e Scolari, e com certeza será um teste para as pretensões do Flamengo no campeonato, sem contar que será um jogo de seis pontos, se essas aspirações forem mesmo mais ambiciosas. Vejo diferenças em relação a 2013 e a principal é a viabilidade de lutar pelo G4 se o Brasileiro for priorizado esse ano, o que não acontecia ano passado.

O quem pensam @s amig@s do Buteco a respeito? Concordam ou iriam com a força máxima contra o Coritiba?

***

Vejo no atual time uma semelhança com o de 2011, treinado pelo próprio Luxemburgo: aquele time era muito seguro defensivamente, mas tinha dificuldades para marcar gols e não raro no segundo tempo os reservas entravam para decidir. O time atual também é sólido, especialmente após as entradas de Marcelo e Canteros, mas tem precisado dos reservas Mugni e principalmente Eduardo da Silva para vencer.

A propósito, Canteros foi fundamental para o acerto do time. Menos decisivo e incisivo que Elias, em contrapartida é bem mais técnico, participativo e tático, além de sólido defensivamente. Com Eduardo sendo decisivo, parece que o time desse ano é mais sólido. Falta Alecsandro ou Paulinho engrenarem, ou o próprio Mugni.

Mas a dificuldade para marcar gols com a formação que inicia o jogo é evidente. Talvez melhore com a disponibilidade de jogadores como os próprios Paulinho e Alecsandro, já que um ataque com Nixon e Arthur de fato está longe do ideal para disputar a Série A. O bom, porém, é que o Flamengo se impôs taticamente em Criciúma. Foi sólido, compacto, tranquilo e soberano, apesar de ainda não ter conseguido ser fluente nos passes. No final, porém, mostrou até algum desembaraço nesse fundamento. Foi assim que surgiu o segundo gol. O desafio agora é encontrar um lugar no time para Eduardo. @s amig@s acham que já está na hora dele e Mugni serem titulares ou o time perderia em alternativas? E se Paulinho e Alecsandro começarem as partidas?

O que @s amig@s fariam? Concordam com essa avaliação?

***

Hora de importantes decisões, portanto. Acho que esse pode ser o Brasileiro que dará tranquilidade aos Blues para começarem 2015 sem cometer os erros de 2014. Resta saber o que farão.

Bom dia e SRN a tod@s.