sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Fogo Amigo

O Flamengo vai ao sul mais uma vez nessa temporada e como das anteriores, cheio de desfalques. Dessa vez, Luxemburgo não tem Cáceres, suspenso, Luiz Antonio está envolvido em mais uma de suas confusões, Paulinho e Gabriel seguem no departamento médico e Leo e Samir ainda estão “recuperando sua melhor forma” para sabe-se lá quando retornarem ao time. 

Um dos maiores adversários do Flamengo em 2014 tem sido a inacreditável quantidade de desfalques por conta de lesões físicas e daquelas que retornaram pouco após os jogadores serem liberados pelo departamento médico. Quem acompanha o Mais Querido, sabe que o time vem sofrendo com problemas de ordem física já há algum tempo com breves momentos de melhora significativa. Esse ano porém a coisa chegou a níveis preocupantes. O time, que voava em campo no segundo semestre de 2013, sofreu nas mãos dos adversários na Libertadores e nas primeiras rodadas do campeonato nacional. Com a última mudança da comissão técnica, o desempenho físico em campo parece melhor, mas as lesões continuam acontecendo em profusão, não permitindo que o time ganhe conjunto, já que não se consegue repetir as escalações.

Para o confronto na capital paranaense, o meio de campo terá, provavelmente, Recife e Márcio Araújo, uma dupla de volantes que não me inspira nenhuma confiança, nem defendendo e muito menos na saída de bola. Talvez seja o momento de o time ter a humildade de jogar de forma extremamente cautelosa, contra um adversário de quem o Flamengo é ultra-freguês fora de casa. É importante lembrar que temos pela frente uma sequência complicada até o final do turno e precisaremos pontuar especialmente nos dois confrontos que teremos fora de casa contra adversários diretos na parte de baixo da tabela.

Neste campeonato de 2014, o Coritiba venceu apenas uma partida em seu estádio, um 3 a 0 contra o Goiás, tendo perdido para o Figueirense e empatado sem gols com o Corinthians nas duas partidas seguintes no Couto Pereira. A situação dos paranaenses na tabela é tão ruim quanto a nossa e eles certamente virão para cima do Flamengo. Caberá portanto ao time de Luxemburgo ter atenção na defesa e eficiência para aproveitar as oportunidades que surgirem. A nosso favor, o fato de Alex não jogar e a longa viagem que o adversário teve que fazer por conta do confronto em Belém do Pará pela Copa do Brasil.

Para encerrar, a triste constatação de como o futebol do Rio de Janeiro está de joelhos. Uma busca simples pelos portais esportivos mostrava os quatro clubes em “crises” indo desde uma eliminação ridícula até o completo caos político-administrativo, passando pelas páginas policiais e pelo estado pré-falimentar. A surra dos 7 a 1 pareceu despertar o futebol brasileiro para o cenário calamitoso do futebol nacional. O que será necessário para fazer tocar o despertador também para o pessoal aqui do Rio?

abraços a todos e SRN!