sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Calmaria?


Depois de muito tempo de tempestade e incertezas, finalmente nós rubro-negros tivemos uma semana em paz. A vitória no clássico e a aparente mudança de ares pelos lados do Ninho do Urubu parecem indicar dias mais tranquilos para o Mais Querido.

Outro fator teve contribuição fundamental nas boas notícias que surgiram essa semana no universo Flamengo. Falo, é claro, da Nação Rubro-Negra, que teve papel determinante ao apoiar o time no treino de sábado e dominar as arquibancadas do Maracanã no domingo. Especialmente no intervalo e no segundo tempo, a torcida cantou e empurrou o time como não acontecia já há algum tempo. E durante a semana, as duas iniciativas para captação de recursos entre os torcedores mostraram que realmente nada é impossível para os rubro-negros.

A idéia do “Fla Em Dia” (www.flaemdia.com.br) é a que parece ter tido melhor recepção entre os torcedores, contando com o apoio de mais de 5000 rubro-negros em cerca de 48 horas. Dois aspectos muito me agradam nessa iniciativa, sendo o primeiro a possibilidade oferecida aos torcedores de uma forma segura de contribuir, independentemente das políticas do clube, uma vez que o dinheiro vai diretamente para a receita federal e não pode ser destinado a outros fins. O outro fator que me agrada é a ousadia de estabelecer como meta inicial o pagamento de uma dívida de mais de 6 milhões de reais. Acompanho a distância iniciativas de crowdsourcing, mas acredito que nunca nada desse tamanho tenha sido tentado antes. A grandeza do número é diretamente proporcional ao tamanho do Clube e da força de sua torcida.

A calmaria fora de campo, também parece dar reflexos dentro dele. Com a presença de Luxemburgo atraindo as atenções de microfones e lentes, o time parece menos pressionado para treinar e mesmo a logística do departamento começa a dar sinais de evolução. A mais clara foi a antecipação da viagem para Chapecó para esta sexta-feira, com a intenção de que o time possa treinar no campo de jogo no sábado. Trata-se de algo bastante comum, inclusive na Copa do Mundo, pois permite que os jogadores possam se conhecer o gramado e se adaptar às suas particularidades. O não uso dessa prática nos valeu a ocorrência de lances bisonhos recentemente, com jogadores escorregando e parecendo estar com chuteiras inadequadas ao campo.

A importância destes momentos de tranquilidade é enorme, especialmente por que em pouco mais de uma semana, teremos o retorno da maratona de jogos, época em que muitos times costumam se complicar. O Flamengo tem sofrido com esse período nos últimos anos, e a mudança recente no comando da equipe pode cobrar seu preço. Como disse o treinador, nosso horizonte ainda é nebuloso e temos que pensar jogo a jogo. Nesse sentido, ganhar em Chapecó é indispensável.

abraços a todos e SRN!