segunda-feira, 12 de maio de 2014

O Flamengo e o Segredo de Tostines

Buongiorno, Buteco! O treinador do Flamengo não consegue montar um time porque os jogadores são ruins ou os jogadores não conseguem jogar porque o técnico não é bom? Essa é a polêmica da hora no Buteco. Será que há um pouco de verdade nas alternativas ou elas são excludentes? O certo é que, a pouco mais de quinze dias de completar o primeiro semestre de 2014, o Flamengo permanece sendo um time desorganizado taticamente, frágil na defesa e inofensivo no ataque quando enfrenta adversários minimamente qualificados. Se é verdade que no Fla-Flu de ontem foi derrotado com duas falhas do goleiro Felipe, ou, quando menos, com uma falha e uma bola "defensável", foi também inegável a superioridade do adversário, melhor postado, sempre perigoso nos contragolpes e menos espaçado em campo, não raro disputando a bola com superioridade numérica contra nossos jogadores. O resultado nem de longe foi um acidente.

***

Como explicar mais uma partida iniciada com Lucas Mugni jogando como segundo atacante ao lado de Alecsandro? Jayme não se convenceu do fracasso retumbante dessa formação tática nas partidas anteriores? O que será preciso para Jayme aceitar a realidade de que o jovem argentino não tem as mesmas características de Carlos Eduardo? É claro que outros fatores contribuíram para a derrota no primeiro tempo: a falha de Felipe, a inoperância de Luiz Antonio no meio e a incapacidade de Cáceres marcar Dario Conca. A propósito, dos três jogadores com mínimas condições de jogar na posição de volante no elenco (Cáceres, Amaral e Márcio Araújo), Jayme conseguiu escolher o menos apto à função de exercer marcação individual, pois o paraguaio é lento e tem pouca mobilidade, tendo por isso sofrido enormes dificuldades para marcar o argentino tricolor. Além disso, velhos problemas se repetindo: o argentino jogando à frente da linha dos meias e não tendo quem lançar (sua melhor qualidade), os laterais se arrastando em campo, o time sem qualquer compactação e o adversário encontrando muitos espaços no nosso setor defensivo.

***

O que faz Jayme durante os treinamentos do time de futebol profissional do Flamengo? Ele realmente "treina"? Passa alguma orientação de ordem tática? Alguém poderia ser misericordioso a ponto de explicar como pode o time, em quase seis meses de trabalho, não ter padrão de jogo e jogadas ensaiadas? Ter o Negueba como cobrador de faltas indiretas? Por que as semanas passam e não se enxerga a mínima evolução no time do Flamengo?

Tudo bem. Nossos laterais titulares apresentam condições físicas lastimáveis, o direito pela idade e o esquerdo por pura falta de postura profissional mesmo; o péssimo trabalho da Comissão Técnica na parte de preparação física levou vários jogadores importantes a se contundirem, casos de Éverton e Elano, por exemplo, e faltam reservas em algumas posições, como primeiro volante e lateral esquerdo. Mas essas contusões e fragilidades do elenco explicam a desorganização do time em campo?

Tenho para mim que não e entrando na polêmica anunciada no início desse texto, acho que, apesar dos problemas que o elenco possui e embora não seja um elenco para brigar pelo título, um trabalho minimamente competente nas partes tática e técnica viabilizaria uma performance bem melhor do time no campeonato. Essa opinião inevitavelmente nos remete à questão do treinador: não vejo em Jayme vestígio de autocrítica. Suas entrevistas têm conteúdo cada vez mais bizarro e parecem abordar partidas inexistentes, nas quais o Flamengo jogou bem mas por um capricho do destino não obteve o resultado positivo. Mas pior do que isso são as opções: jogadores que atuam em uma partida somem nas seguintes; nenhuma das formações táticas que escolhe e utiliza durante as partidas tem qualquer eficácia.

***

Cá estou a fazer um mundo de perguntas, como semana passada, mas convenhamos: que certeza podemos ter com o estado atual das coisas no Departamento de Futebol do Mais Querido? Indago aos amig@s do Buteco se acham que o Flamengo pode ter algum futuro com o Jayme e por quê, quem contratariam para o seu lugar, se fosse o caso, e se acham que é possível esperar e lhe dar a chance de treinar o time durante a parada do Campeonato Brasileiro para a Copa do Mundo.

Bom dia e SRN a tod@s.