terça-feira, 6 de maio de 2014

Jogo Rápido

O Post de hoje não é meu. É de um butequeiro que mora nos EUA, como o Rocco, dono do Buteco, o Max Amaral. A gente troca ideias sobre como o Flamengo está e de como poderia ser, graças a esse "mundo virtual". Um cara muito gente boa que me ajuda a pensar meus textos, enxergar melhor o Flamengo, de fora, e eu o ajudo a matar um pouco da saudade do Brasil. Ah, tentem adivinhar de qual estado brasileiro ele é. A experiência que ele conta é bem parecida com a nossa no Maracanã...

Obrigadaço Max pelo seu depoimento e pela realização de SEU post. Vamos a ele!
  • Vam’bora pro jogo?
  • Que jogo?
  • Colorado Rapids e Los Angeles Galaxy. Agora a noite.
  • Que horas vai ser?
  • 19:00hs.
  • Mas são 4 agora! Para não estacionar muito longe, a gente tem que chegar lá por volta das 18:00hs, o que implica sair de casa as 17:30hs…
  • Vam’bora?
  • Quanto estão os ingressos?
  • Vi uma promoção em um site. “Lads Night Out”. US$ 25,00 pelo ingresso mais uma cerveja mais um boné.
  • Então compra que estou indo para a sua casa te pegar.

Entrada para público "decorada" com motivos militares.

Bom, eu estava na rua. Consegui a alforria da D. Patroa e, com ela dirigindo para me deixar em casa, procurei o site com a tal promoção no celular. Comprei os dois ingressos, o sistema me enviou o recibo. Cheguei em casa, meu amigo já estava lá, eu só entrei para colocar uma camisa do Flamengo e saímos. Chegamos ao estádio precisamente as 18:00hs.

A enorme fila na bilheteria, 1 hora antes do jogo.
 Foi só apresentar o celular e meu bilhete foi impresso na hora
E o que estava havendo é que fizeram uma promoção, um “dia de agradecimento/apreciação dos Militares”. Sim, eu sei, é uma coisa difícil de entender para quem mora fora dos EUA, mas eles aqui tem uma adoração pelo povo de uniforme que não dá para explicar. 
Veículos militares expostos, abertos para o público.
Então, do lado de fora do estádio havia montes de veículos militares, tanques, estandes com flâmulas e camisetas, exibição de cachorros treinados, essas coisas. Marinha (no Colorado? Pois é), Exército, Aeronáutica, National Guard e Mariners, todo mundo por lá. Com o recibo no celular, vou na bilheteria e pego os ingressos. Coisa de 3 minutos. E entramos no estádio.

Bão, o estádio dos Rapids é uma coisa linda, na minha opinião. Extremamente simples, pequenino, 18.000 lugares, sem nenhuma das frescuras “padrão Fifa”, muito funcional.


Você entra no nível mais alto das arquibancadas, onde estão os banheiros, bares, restaurantes, lojas do time, estandes os mais variados. O padrão das lojas de comida é o mesmo que você vai encontrar em uma praça de alimentação de qualquer shopping, e tem, pelo menos, um bar mais “bacaninha”.
A esplanada que corre atrás do nível superior das arquibancadas/cadeiras, onde ficam as lojas/bares.
Cheias de mesas para poder ficar tomando a sua cervejinha
Junto com o ingresso você recebe os vauchers para pegar o seu boné e a cerveja. Uma cervejaria da cidade estava lançando um produto novo (aliás, sensacional!) então você recebia um copão com a tal cerveja e um boné da cervejaria com o logo dos Rapids bordado atrás. Não era a única “promoção” da noite: junto com os ingressos, você também recebia figurinhas com fotos e fichas técnicas dos jogadores e cupons de desconto para uma exibição especial sobre os Maias no Museu de História Natural da Cidade. 
Figurinhas, boné e programa.
Paramos em um fast food mexicano e meu amigo (Salvadorenho) pediu um prato de sei lá o que cheio de pimenta. Enorme. Vamos para os nossos lugares, uma arquibancada mais barata por trás do gol (ao contrário das cadeiras). Lá, enquanto o jogo não começa, crianças de escolinhas de futebol da cidade disputam uma espécie de gincana, bandas militares se exibem, e a gente fica vendo a plateia: famílias e mais famílias com crianças pequenas, bebês de colo. E o povo consumindo: produtos oficiais, sorvetes, pipoca, algodão-doce, comidas diferentes, cervejas diferentes.
Famílias no estádio.
O placar eletrônico do estádio passando os gols do time na temporada passada e um “mestre de cerimônias” no gramado anunciando promoções, fazendo propaganda dos parceiros. 
No telão, o mestre de cerimônias apresenta o novo patrocinador na camisa,
o primeiro da história dos Rapids, e anuncia uma promoção de distribuição de camisas.
Esse jogo foi a estreia do novo patrocinador dos Rapids, uma empresa de telefonia. É a primeira vez que o time tem um patrocinador, então outra promoção: mande uma mensagem para tal número que você concorre a uma camisa oficial com o novo logo. Se você tuitar uma frase lá, também concorre. Militares entram em campo, as pessoas se levantam e aplaudem de pé, e de pé já ficam para o hino, cantado por outro militar.
Times entrando em campo. Uma guarda de honra com bandeiras militares. Crianças com as bandeiras da MLS, EUA e Colorado. O "puxador" da galera da geral no desfile deles de antes do jogo.
Note o povo da Aeronáutica aí. Militares entraram de graça nesse dia.
Antes de começar o jogo, um momento engraçado: atrás de um dos gols fica uma “geral”, onde você pode ver o jogo em pé, pagando bem mais barato que em qualquer outro lugar do estádio. Bão, o povo que fica ali é o mais animado do estádio inteiro, fazem barulho o tempo inteiro, cantam, tocam instrumentos. Só que esse povo só vai para esse lugar um pouco antes do jogo começar, fazendo um “desfile” por trás das arquibancadas, um cara com megafone “puxando” os cantos. Ainda vou ver um jogo com essa turma.
O edifício embaixo do placar eletrônico é a administração e departamentos técnicos do time,
além dos vestiários. Na frente desse prédio fica a "geral" e o canhão que "comemora" os gols do time.
Começa o jogo. O gramado é um tapete, os Rapids dominam o primeiro tempo e terminam vencendo por 1 x 0 (um gol que me lembrou o do Ronaldinho na Copa de 2002 contra a Inglaterra, um cruzamento que entrou por sorte). Com o canhão, toda vez que os Rapids marcam um gol, eles disparam aquela coisa, é de ensurdecer. E, por algum motivo, atrás do canhão tem um logo do Arsenal, de Londres. Ainda tenho que pesquisar por que. 
Lado externo da loja oficial do clube, tem acesso interno, também. Você pode ir na loja durante o jogo, por exemplo.
Intervalo, mais promoções. Uma concessionária de veículos sorteia um carro entre os militares presentes no estádio. Um grupo de umas 80 pessoas entram em campo. Separados por arma (Guarda Nacional, Mariners, Exército, Marinha, Aeronáutica), são jovens que acabaram de se alistar. E fazem o juramento ali, na frente da plateia, que aplaude entusiasmada. No telão, os jogadores do Rapids fazem rápidas aparições agradecendo aos militares por seu “sacrifício e dedicação”.

E essa é a balada até o final. O jogo termina 1 x 0, depois do Galaxy meter 3 bolas na trave e desperdiçar um pênalti, e a saída é supertranquila – o estacionamento é enorme, o trânsito lá fora superbem organizado pela polícia.

No mesmo dia, na mesma hora, estava havendo um jogo dos Rockies (baseball) no centro da cidade. Muito mais gente, muito mais popular. Então, veja: essas promoções todas aconteceram com o "primo pobre" dos esportes aqui em Denver, o futebol (soccer). O nível das promoções do baseball, basquete e (principalmente) futebol americano é bem superior. Só o nível. A organização é a mesma. 


Assentos e tipos diferentes de assentos no próprio estádio.
Cuidado com o todo.
Segunda feira a tarde, recebo um telefonema. Alguém que se identifica com pertencente ao “Departamento de Marketing” do Colorado Rapids quer saber se eu tive problemas com o ingresso, já que comprei tão em cima da hora. Eu digo que não, que foi tranquilo, só não gostei de pagar uma “taxa de conveniência” de US$ 6,00. O sujeito me diz que vai me enviar um email com um código promocional e assim, toda vez que eu quiser comprar outro ingresso, eu uso esse código e não preciso mais pagar a tal taxa. Termina a ligação me perguntando se eu tenho alguma queixa ou sugestão, e agradece eu ter ido apoiar o time.

Igualzinho no Maracanã, né?


PS: Outras fotos que mostram "como as coisas funcionam". Banheiros, Bar, camarotes do estádio e arquibancadas abaixo, Lojinha com souvenires, cards e programa do jogo.