sexta-feira, 9 de maio de 2014

Conselhos e Conselheiros

Hoje teremos um texto mais curto, ainda que seja sobre um tema muito importante.

Se dentro de campo as coisas não andam muito bem, fora dele o Flamengo conseguiu ontem uma vitória fundamental para o presente e principalmente o futuro da instituição. A aprovação das contas de 2013 em conjunto com a reapresentação das contas de 2012 e 2011 permitem que o clube permaneça em seu caminho de reestruturação garantindo que receitas importantes continuarão entrando em seus cofres. Não foi uma vitória simples nem tampouco uma conquista apenas dos "azuis", como muitos gostam de chamar o núcleo da diretoria rubro-negra. Ao contrário, foi um trabalho árduo, desenvolvido em conjunto com grupos políticos do clube e com os outros poderes, em especial o conselho fiscal.

Nós torcedores, muitas vezes temos dificuldade em entender porque as coisas demoram tanto a acontecer no Flamengo e as notícias publicadas nos portais esportivos sobre a reunião de ontem ajudam em parte a esclarecer isto. Desde o início da primeira sessão, no fim de abril, surgiram na internet notícias de acordos para sepultar o passado, alianças e desavenças e até de representações contra membros da diretoria. Após a aprovação, pudemos ler mais notícias de uma reunião tensas com vaias para a oposição, discussões e até soco na mesa.

Grupos de conselheiros questionavam a reapresentação de contas reprovadas anteriormente (2011), o pouco tempo para apreciar as de 2012 e alguns até as de 2013, auditadas sem ressalvas, algo que não acontecia há tempos no Flamengo (se é que já aconteceu). Não era realmente uma situação fácil de se resolver. O fato é que, caso as contas (ou demonstrações financeiras) não fossem aprovadas, o Flamengo corria risco de perder as CNDs, consequentemente o patrocínio da Caixa, os incentivos aos esportes olímpicos, etc, etc, etc... 

Independente da avaliação que se faça da atuação política de cada grupo dentro do Flamengo, a decisão de ontem não era simples, especialmente para aqueles de nós que gostariam de ver punidos todos os que lesaram o Mais Querido ao longo dos anos. Mas para compreender e debater o universo rubro-negro de forma consciente, é fundamental olhar com atenção todos os relatos de uma sessão importante como foi a de ontem no Conselho Deliberativo do clube. É nas relações políticas internas que encontraremos as respostas para a maioria das peguntas que nos fizermos sobre o Mais Querido.

abs e SRN!