segunda-feira, 26 de maio de 2014

A (Verdadeira) Estreia de Ney Franco

Buongiorno, Buteco! Muito longe de uma boa apresentação e um jogo tecnicamente fraco, no qual ao menos o Flamengo foi o melhor e não venceu por conta da não marcação de um claríssimo pênalti em Leonardo Moura no primeiro tempo e pela falta de categoria apresentada por Paulinho de cara com o goleiro no final da partida. Mas para mim o que valeu foi, pela primeira vez desde a derrota para o Fluminense, o início da crise e a demissão de Jayme, que o Flamengo se apresentou de forma minimamente organizada em campo. Foi também a primeira vez que Ney Franco abriu mão do que vinha há tempos dando errado e efetivamente modificou a escalação do time, barrando dois dos jogadores que, como vínhamos discutindo há tempos aqui no Buteco, apresentavam-se com condições físicas evidentemente inferiores aos demais jogadores do elenco. Foi o bastante para o Flamengo jogar com um mínimo de dignidade. Eu digo então que, na minha opinião, ontem Ney Franco efetivamente estreou como treinador do Flamengo e tomou decisões afetas ao seu cargo.

Ney encontrou a formação ideal, inclusive em nível tático? Evidentemente que não se pode chegar a tal afirmação tão cedo, até porque o time esteve longe de se apresentar em alto padrão e o Flamengo tinha seus desfalques. O adversário estava bastante desfalcado? Sim, mas como adjetivar um Flamengo em plena crise, jogando fora de casa, sem dois jogadores contratados com os mais altos salários do elenco que foram barrados, ainda mais com uma escalação que nunca jogou junta e sem centroavante? Então, se não podemos nos empolgar com uma apresentação tão pobre tecnicamente, não vejo motivos para deixar de reconhecer o progresso feito em uma partida, tanto pelo avanço representado pela barração de jogadores mais badalados, porém sem condições técnicas e físicas, como também porque foi um time mais compacto e com a defesa guarnecida dentro de campo, tendo dominado a maior parte da partida e criado as oportunidades mais claras.

O Santos só chegou a incomodar no início do segundo tempo, penetrando pelo meio e pela esquerda da defesa do Flamengo. As entradas de João Paulo e Igor Sartori, porém, deram de novo o controle do jogo ao Flamengo, não porque esses jogadores tenham se destacado individualmente, mas por uma simples questão de posicionamento tático e fôlego renovado em campo. O aspecto mais negativo do esquema tático de Ney foi a falta de objetividade no ataque pela ausência de um jogador mais incisivo. Talvez tivesse sido o caso de entrar com o Arthur desde o início.

Então, seja bem vindo de volta, Ney. Que de agora em diante você faça o necessário para o Flamengo voltar a vencer e tenha respaldo da Diretoria para tanto.

***

Não achei que jogador algum tenha se destacado individualmente. Considero justo, porém, mencionar Samir, pela correta atuação improvisado na lateral esquerda, e Negueba, que reverteu as expectativas negativas em torno de sua escalação e se revelou o melhor jogador do time, inclusive com bons passes, além das habituais movimentação e aplicação tática. Luiz Antonio irritou por alguns erros e Éverton pouco apareceu. Mas foi Paulinho que mais irritou, por tentar concluir a gol de forma acrobática e com jogadas de efeito em lances importantes quando um time em crise pede o simples e objetivo, de modo pragmático. Não por acaso isolou três bolas e perdeu um lance inacreditável na cara do goleiro ao final da partida. Defensivamente, porém, ao meu ver, ninguém comprometeu e a defesa jogou a maior parte do tempo guarnecida, o que sem dúvida foi um avanço.

***

Olhando a tabela, penso que esse exato elenco tem a obrigação de, no mínimo e uma vez feita a preparação adequada nas partes física, técnica e tática durante a Copa do Mundo, figurar em décimo lugar na classificação, e isso sendo pessimista. Reforços virão? Ótimo. Mas é preciso muita atenção na hora de identificar as posições carentes e onde se deve investir mais. Penso, a propósito, que a lateral esquerda reclama uma completa renovação, vejo a necessidade de um primeiro volante, embora sem necessidade de alto investimento, dadas as características da posição, e, havendo possibilidade, investiria mais alto na contratação de um meia e um atacante de movimentação (mas que soubesse concluir a gol). E se desse para trocar o goleiro, melhor ainda.

Nomes? Preferiam outras posições? Com a palavra, @s amig@s do Buteco.

***
Considero crucial a Diretoria apoiar Ney Franco e revogar os prometidos dez dias e férias durante a parada para a Copa do Mundo. Se há um momento para mostrar aos jogadores que as coisas realmente mudaram no Departamento de Futebol é esse. Dez dias de futebol para um elenco que pratica futebol em nível tão baixo? Impensável. Eis então o momento de ter coragem e firmeza de decisão, além de apoiar o treinador.

***

Onde está Wally(m)?

***

Bom dia e SRN a tod@s.