sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Sombras


O centro-avante titular joga no domingo e marca quatro gols, no jogo seguinte entra o reserva e guarda três. Realmente, tenho achado bastante interessante assistir os jogos das equipes B e C do Flamengo neste início de temporada. Ainda que a lentidão da dupla Gonzalez e Chicão tenha causado alguns calafrios no confronto com veloz time do Boavista, no geral o time se saiu bastante bem na minha opinião. Mais do que isso, mostrou um sistema de jogo e uma consistência tática bem próximos ao do time titular.

Após um ano em que fomos bem erráticos e muito pouco consistentes na montagem do elenco, para a temporada atual não consigo apontar grandes falhas no trabalho do departamento de futebol rubro-negro. Claro, há o Carlos Eduardo e ainda não perdemos todas as esperanças de continuar com o Elias, mas se colocarmos na balança a comparação com 2013 e a inevitável questão financeira, a evolução é gritante.

O time que enfrentou o Boa Vista na última quarta formava com o 4 jogadores que já foram titulares em algum momento da temporada anterior. A eles somou-se um bom lateral direito que mostrou ano passado que pode substituir Léo Moura atenuando seu desgaste. No meio, Feijão que se destacou no Bahia não conseguiu ainda acertar seu posicionamento ao lado do Cáceres, titular absoluto na época do fujão. Gabriel, foi destaque no campeonato estadual ano passado, chegando a ganhar um carro do patrocinador. Encontramos até um possível meia reserva que pode (torço para que rápido) barrar o sonolento titular. E no ataque, o Jayme escalou uma dupla que tem características semelhantes às do time principal com um jogador rápido e driblador e um homem de área eficiente nas finalizações.

É interessante notar alguns pontos nas escalações como o fato de que a zaga Chicão-Gonzalez não teria jogado se o Erazo não tivesse sido expulso na partida anterior. Acredito que El Elegante substituiria o chileno, jogando pela esquerda na posição do Samir, justamente por ser mais rápido compensando a lentidão do João Paulo – que me parece estar de má vontade, talvez por causa da reserva – da mesma forma que acontece no time titular.

De qualquer forma, acho fantástico que o time reserva seja escalado exatamente da mesma maneira que o titular, o que facilitará bastante a adaptação de qualquer jogador que venha a entrar no time. Com um time armado de maneira consistente, mesmo a perda de qualidade técnica pode ser compensada, o que é, a meu ver, um golaço marcado pela turma que administra o futebol do Flamengo. Há ainda a questão de evitar a acomodação dos jogadores do elenco. No time de hoje, sem o Elias, qualquer jogador tem uma sombra, um substituto à altura capaz de manter a estrutura e força do time tanto ofensiva quanto defensiva.

Não é um timaço, nem um super elenco é claro. Mas é gratificante olhar para esse time e para sua evolução. Talvez pela primeira vez em muitos anos, o Flamengo tenha se reforçado de maneira consciente, buscando jogadores para compor seu elenco de forma homogênea. Não foi apenas o caso de manter a base e reforçar, mas realmente de buscar peças que funcionem dentro da forma do time jogar. Me passa realmente a impressão de uma mudança de mentalidade na qual o time deixa de ser armado em função das peças que consegue, não ficando mais a mercê da busca desenfreada por pseudo-craques como Diego, Robinho e que tais. Da forma como vem sendo feito, os jogadores, ao que parece, são procurados pelas características que têm e pelo que podem acrescentar ao time, se encaixando na formação escolhida pelo Jayme.

Fica a expectativa de que essa impressão se confirme na manutenção do elenco e nas contratações das próximas janelas. Em um segundo momento, muito mais adiante, quem sabe poderemos ver uma integração das equipes de base nesse processo, permitindo que os garotos já subam sabendo a maneira do time jogar. Provavelmente isso tornaria sua adaptação mais fácil ao time de cima, diminuindo a necessidade de o clube ir ao mercado para contratar e aumentando sobremaneira as chances de concretizar boas vendas.

abraços a todos e SRN!