terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Comprando Briga


Não é novidade, quem acompanha sabe que eu sou a favor de que o Flamengo construa sua casa, longe dessa confusão (vamos dizer assim), do Maracanã e sua concessão. Diante da realidade, acho possível que o Flamengo, no mínimo, lute por ela, ao menos para os jogos menores. Sua casa, "em sua casa", na Gávea, mesmo. Lendo alguns artigos, textos mais antigos, algumas ideias me surgiram e parei para tentar entender a situação. 

Os “inimigos” são poderosos, influentes, mas não há justificativa plausível para essa não construção. Haverá estações de metrô no raio de 2km, o que para um estádio pequeno, pela altura não seria permitido nada muito grandioso, é possível. A única coisa que impediria uma construção de médio porte é a altura do estádio, limitada a 25 metros de altura, mesmo assim não é grande coisa. 

Devemos comprar essa briga, ainda mais em ano eleitoral, não se esqueçam. Nem a mobilidade dos torcedores pode ser empecilho, porque até 2016 o metrô estará terminado e em funcionamento, o que é excelente. Sob estes aspectos, o Flamengo pode e deve fazer parcerias com grandes estacionamentos pela cidade, preferencialmente os que se encontram perto de estações de metrô para ajudar o escoamento do público e a utilização do transporte público. Vou dar exemplos:

- Estacionamento do Botafogo Praia Shopping
- Estacionamento do Shopping Nova América (às margens da Linha Amarela)
- Estacionamento do Supermercado Atacadão (Vicente de Carvalho)
- Estacionamento do Barra Shopping (com BRT até o Terminal Alvorada)

Mantendo o passo, pode-se discutir a reconstrução do clube social, na Gávea, com novos aparelhos esportivos, com o investimento que já está chegando. Penso que uma “operação casada” com um estádio para 20.000 torcedores, e venda por carnê, com estes tendo ticket de temporada garantido no Maracanã, daria uma bela renda ao clube, que construiria sim uma casa e garantiria o Maracanã com lotação aceitável, mesmo contra Bambalas...

Sobre este “novo estádio” eu detalharei nas próximas semanas. Agora eu peço ajuda aos especialistas do Buteco, para a explicação das leis de tombamento da Gávea, e se não é possível essa construção, que tem empecilho meramente político. Um dado relevante é a altura do Maracanã, que é de 32 metros. O Maracanã!? Para 20 mil, acho que dá. Quero a ajuda de vocês!

Leis de tombamento da Lagoa:


Um exemplo que se parece com o que digo. Para 25 mil pessoas:


Essa é uma briga que merece ser comprada com toda a força que o Flamengo tem! Pra quem não se recorda, a Gávea seria revitalizada e uma nova casa seria construída para 30 mil pessoas, mas o Sr. Governador impediu por causa do Maracanã.
Leiam e tirem suas conclusões: