terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Grandeza, Bipolaridade, Esperança


Butequeiros e Butequeiras que 2014 seja espetacular para todos, Rubro-Negro e repleto de saúde, prosperidade e de realizações pessoais e profissionais, além da plenitude de nossa única certeza e vaidade, que é ver o Flamengo vencer! Agradeço a todos que deram sua contribuição nas minhas “férias” do Buteco. Colunas incríveis passaram por aqui enquanto estive fora. E como é difícil ficar longe!

Depois destas pequenas férias, da casa e uma saudade absurda, volto aqui com ânimo renovado e esperança de um Flamengo melhor, mesmo com as dificuldades que irão se apresentar. Fiz questão de “andar meio desligado do mundo”, e vendo que não conseguiria, numa cidade enorme e com grande comunicação (São Paulo), escolhi o Twitter (por celular) como “ponte única”, contato com o mundo. Assim não tive crises, nem fiquei alheio (totalmente). Vou dividir alguns sentimentos e impressões com vocês.

Como disse, estive em São Paulo, lugar que gosto muito, para passar 10 dias com a família, e logicamente, aproveitei para “turistar” pela cidade. Em Sampa é que se prova a grandeza do Flamengo: “longe de casa” (e na casa de poderosos adversários), no estado mais populoso e mais rico, você sempre encontrará um rubro-negro pelas ruas e “Onde existir um rubro-negro você sempre terá um amigo. A frase é velha e batida, mas a sensação de triunfo com as camisas do mais querido passeando pela cidade é muito boa!

Durante todos os dias em que saí pelas ruas avistei um Manto Sagrado, mas no sábado dia 28/12 fiquei bastante impressionado, tanto que contei. Foi um dos dias que andei pela Av. Paulista, que só o nome já quer dizer algo, “dia morto”, mas do nosso natal, a festa do Zico. Entre um almoço, lugares bem legais, um café para esperar a chuva passar e algumas compras, lógico, entre as 13hs e as 22hs vi uma camisa do São Paulo, uma da Portuguesa, duas camisas do Palmeiras, três camisas do Corinthians e NOVE CAMISAS DO FLAMENGO. O que chamou minha atenção não foram as camisas rubro-negras, e pessoas bem-vestidas (Manto), mas a escassez de camisas dos clubes locais.

Impressionante tal qual a diferença entre o réveillon na Av. Paulista em comparação ao de Copacabana, que é MUITO superior. Agora entendi por que a cidade anda vazia e ½ São Paulo vai ao Rio nesta época do ano. O único “otário” que fez o caminho inverso fui eu. Pano rápido. O que não se faz pela família... É incontestável! O Flamengo é gigante amigos! Como a Praia de Copacabana, como a Av. Paulista, como o Brasil!

O segundo “item observado” é algo muito conhecido: a impaciência no “período de especulações”. Desta vez, juntou “patricetes”, megalômanos e depressivos. A bipolaridade tomou conta de parte da torcida de uma forma que em alguns momentos é até difícil não ceder. Isso é explicável pelo passado recente de megacontratações que não deram certo, contratações obtusas que lesaram ao clube de alguma forma ou contratações que não acrescentaram tecnicamente, pela falta de critério, metodologia ou dinheiro, mal gasto.

Por tudo acima citado, ou os reforços são “nível Messi”, ou são um lixo. O que vem para o Flamengo sempre é ruim. O pior é que “acreditamos na ruindade” pelo tamanho e tradição da instituição. Vestiu rubro-negro... São todos umas bostas, mas no rival não... lá são todos craques! Vide o Botafogo com Andrezinho, Fellype Gabriel, o Fluminense com Edinho, Diguinho, o Vasco com Fágner e Guiñazu... Deus nos livre! Existem exceções como Seedorf ou Sóbis, mas é preciso paciência com nosso time. A grana é curta e está em curso uma reestruturação de todos os setores do clube.

Tenho certeza que o Flamengo está entrando nos trilhos e 2014 será muito melhor em todos os aspectos. Alguns grandes erros foram cometidos e espero sinceramente que estes erros tenham servido como aprendizado para os “novatos azuis”. Muitos foram os acertos também. Lembremos do pagamento de mais de R$ 80.000.000,00 em dividas no primeiro ano de gestão, algo inédito, ao menos no clube, o que possibilitou outras oportunidades e uma imagem diferente do Flamengo como instituição.

De fato temos uma reestruturação, planejamento e execução na “empresa Flamengo”, “áreas mortas” do clube começam a andar e depender muito menos do futebol. Chegará o dia, talvez esteja muito perto, em que nenhum setor do clube dependerá do futebol. Sempre vejo como exemplo o Clube Pinheiros que se reestruturou através da criação e cobrança de vagas de estacionamento, que pagaram a todas as obras do clube e que como o Minas Tênis tem suas modalidades com patrocínios e as categorias de base financiadas por lei de incentivo.

Ganharemos todos, inclusive o próprio departamento de futebol, tão criticado, mas que já colhe os frutos de um planejamento com contratações certeiras, ao menos é o que penso sobre o que vem sendo especulado para o ano de 2014 e a contratação do Éverton, já com o auxílio dos analistas de desempenho contratados. Estou esperançoso, porque com calma, sem alarde, teremos um time forte com apoio da torcida. Esse ano será um ano Rubro-Negro com Zico no Carnaval, Libertadores e Mundial! É o que sonhamos, desejamos!


FLAMENGHIEUBIQUE!