quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

A Todos Voces...


Prezad@s Amig@s do Buteco,

Mais um ano se passou com a satisfação de contar com a companhia de vocês e acompanhando o dia-a-dia do Mais Querido do Brasil. Foi um ano repleto de emoções, das mais variadas. Começou com a empolgação da novidade, do início de uma gestão que apoiamos, passou pelo susto das penhoras, das descobertas na auditoria da dívida, a amargura da desclassificação nos dois turnos do Estadual, a campanha claudicante no Brasileiro e três trocas de treinadores. Surpreendentemente, porém, o ano terminou com um título na edição da Copa do Brasil que talvez tenha sido a mais difícil de todos os tempos, algo que provavelmente foi uma surpresa para a maioria. E como estamos falando de Flamengo, a emoção não podia parar com o título e tivemos que ter as surpresas da perda dos pontos da partida contra o Cruzeiro no STJD e a tentativa de se desvincular do clube do único atleta da base que conseguiu se firmar no time titular nos últimos anos. Passamos por todos esses momentos torcendo juntos, pelo melhor e pelo pior.

Ano novo, vida nova. Libertadores à frente, reforços e tentativas de manutenção de alguns atletas para deixar o elenco mais forte. O mais bacana disso tudo será contar novamente com a companhia de vocês por aqui. Esse espaço foi feito e concebido para promover exatamente essa interação e um espaço virtual agradável de convivência.

 Temos recebido alguns pedidos para contar como surgiu o Buteco. Talvez essa parada do Ano Novo seja um bom momento para contar em breves linhas essa longa história. Alguns dos amigos pioneiros do Buteco já frequentaram outros espaços especializados no Flamengo na Internet e por lá se conheceram, como é o caso de Rocco Fermo, Gustavo Brasília, Luciana Lalzini e Marcelo Aguiar ("Praia Grande/SP"). Especialmente no caso dos dois primeiros e embora o reconhecimento da qualidade e o carinho por todos os outros espaços sempre tenha existido, havia algo que faltava ou que se considerava que poderia ser de algum modo diferente. Um aspecto ao menos incomodava: em determinadas oportunidades, alguns frequentadores se excediam um pouco no tom durante os debates, chegando ao ponto de ofender uns aos outros. Não se tratava de algo restrito a um ou outro espaço específico. Vimos acontecer em mais de um. Entretanto, após um evento ocorrido em um site com o Rocco, ele decidiu criar o Buteco, tendo o Gustavo, a Luciana e o Marcelo, desde o primeiro dia, dado uma força para manter o espaço funcionando.

Nasceu então o Buteco do Flamengo, com a filosofia de servir à paixão de torcedor pelo Flamengo; tudo pelo Flamengo, nada do Flamengo; um espaço de convivência entre os torcedores, mas um local em que as pessoas possam frequentar virtualmente para interagir, confraternizarem-se, porém sem estresse ou agressões. Independência e franqueza em último grau, porém com serenidade e cordialidade nas palavras. Fez-se uma opção: quem quisesse um estilo mais agressivo ou confronto pessoal nos debates, que procurasse outro espaço. O Buteco não foi criado para encampar esse tipo de manifestação.

Seguiram-se então vários anos com a filosofia de um post diário, na medida do possível, e recrutando os colunistas entre os frequentadores. Muitos passaram pelo Buteco e felizmente a maioria ficou, mas alguns se foram, seja por iniciativa própria, seja por iniciativa da Administração ou mesmo por fatalidades da vida, mas uma coisa sempre quisemos e fazemos questao, e de dar um tratamento quase personalizado a cada um, fazendo cada um de voces sentirem que sao importantes no crescimento do Buteco, como uma grande cooperativa.

Rogamos a Deus que nos dê um 2014 com saúde e paz para convivermos com nossos estimad@s amig@s.