sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Podre

A idéia original para a coluna de hoje e da próxima semana era fazer uma pequena retrospectiva do ano rubro-negro de 2013, encerrando com expectativas, desejos e, quem sabe prognósticos para a próxima temporada. Infelizmente, a virada de mesa mudou esse planejamento e não sei ainda onde isso pode chegar. O cúmulo do absurdo, em que um portal vinculado a um grupo que diz trabalhar para "informar" vaza correspondências particulares é um momento que, na minha opinião, nos convida a refletir sobre o rumo que a situação no Flamengo, no futebol, no esporte brasileiro estão tomando.

Não é novidade para ninguém que a grande mídia brasileira é uma das mais explora o sensacionalismo no mundo. No universo do futebol, ela é ainda mais perigosa, tendo sido muitas vezes alvo de debates e críticas severas aqui no Buteco. Dessa vez, porém, foi atingido um nível em que o objetivo dos portais de notícias, a busca incansável de audiência atropelou a ética e adentrou os limites da privacidade das pessoas que dirigem o Flamengo.

A ética também foi abandonada nos tribunais, em que o resultado de campo já não importa tanto. Hoje sabemos que Flamengo e Portuguesa erraram, como também sabemos que a lei é dúbia, cabendo interpretações que favorecem os dois lados da questão. Pelo histórico do nosso futebol e pelo espetáculo patético que se viu no centro do Rio na semana passada, podemos esperar também que o caso não se encerre com o pronunciamento do pleno do tribunal na próxima semana. Seja quem for o rebaixado, imagino já haverem "torcedores" de todos os times preparados para entrar na justiça comum questionando o que for possível.

Dentro da minha cabeça fica se repetindo incessantemente a questão: se o resultado do campo não tem valor, por que perder tanto tempo - e por vezes saúde - consumindo futebol?

Um último aspecto que me chama atenção nesses dias que não nos permitiram um fim de ano calmo, é a constatação de que o Flamengo voltou a ser associado ao amadorismo e a falta de competência.  Mais uma vez, erros administrativos no departamento de futebol mostram que ainda deve levar mais tempo para a casa ser arrumada...

abraços, SRN e um excelente Natal a todos!