terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Coluna do Bcb

Senhoras e senhores do Buteco, escrevo essa coluna em substituição temporária ao Luiz Filho, que entrou em recesso até 2014.

Naturalmente que o assunto principal é a recente punição de Flamengo e Portuguesa pelo STJD, tendo ambos os clubes perdido quatro pontos e no caso da Lusa a perda desses pontos resultou no seu rebaixamento, os dois casos ainda passíveis de recurso.

Bem, tenho me manifestado nos comentários durante a semana pela punição da Portuguesa, penso que a irregularidade foi primária e indefensável e que boa parte da revolta da comunidade do futebol, incluindo este blog, se dá pelo natural e justificável desgosto pelo Fluminense e seu histórico de vitórias no tapetão. Porém não podemos esperar que o julgador se apegue a esse tipo de sentimento e profira uma decisão de exceção apenas para agradar a opinião pública.

A Portuguesa errou de maneira inaceitável no pior momento possível e com isso acabou por ajudar o último clube do Brasil que merecia tal ajuda.

A vida é injusta, amigos.

Gostaria de apreciar a situação do Flamengo.

Todos que acompanham meus comentários sabem da minha empolgação, admiração até, pelo trabalho espetacular que faz a nossa diretoria, mas nesse caso em especial o Flamengo cometeu um erro grave e que não pode passar incólume soterrado por teorias da conspiração.

O caso do Flamengo é controverso e o advogado do clube, Dr. Michel Assef Filho, fez uma brilhante defesa que quase convenceu os auditores que a prática de anos e anos do Tribunal estava errada.

Isso não é pouco.

Mas veja que é notório que o STJD entende casos como esse de uma certa forma e não fez qualquer sentido para o Flamengo correr o risco de perder pontos para escalar um jogador em uma partida que nada valia. Acho que ninguém em sã consciência pode achar que o Flamengo escalou o jogador consciente do risco e pensou: “se der problema nós pegamos um ex-diretor da FIFA, elaboramos diversas teses que vão tranquilamente convencer o STJD que ele não sabia o que estava fazendo em todos esses anos”.

O Flamengo cometeu um grave erro de avaliação.

Senhores, o Flamengo que já foi presidido por Edmundo Santos Silva, Gilberto Cardoso Filho, Luiz Augusto Velloso, Patrícia Amorim e outros dirigentes que não deixam qualquer saudade, talvez nunca tenha ficado tão perto de ser rebaixado como agora. Imaginem que se a Portuguesa não tivesse escalado o seu atleta, um reserva obscuro ou se o presidente do Vasco tivesse retirado o time de campo no momento oportuno, talvez estivéssemos nesse momento lamentando um rebaixamento inacreditável. Que os historiadores do blog, notadamente o Melo, me corrijam, mas não me lembro do Flamengo ter perdido pontos em competições nacionais em qualquer oportunidade anterior.

Gostemos ou não é uma mancha na nossa história, ao não ser adequadamente diligente o Flamengo permitiu que seu destino pudesse ser decidido por outros, deixou nas mãos dos Auditores o seu futuro, não nas dos jogadores.

Poderíamos ter acabado o ano sem essa.