segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

À Procura do Maestro

Adicionar legenda
Buongiorno, Buteco! Com o final do ano chegando e a missão do Flamengo cumprida no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, é natural que comecem as especulações a respeito de dispensas e reforços para 2014, ano no qual o Flamengo reviverá mais uma vez o sonho de reconquistar a Taça Libertadores da América. Na minha opinião, o time que venceu a Copa do Brasil é forte em nível sul-americano e se o Elias  for mantido sem a inclusão do Luiz Antonio, outro titular, no negócio, restará ao Flamengo reforçar uma única posição no time titular e já terá uma equipe bastante forte para disputar a competição. Refiro-me ao sonhado camisa 10, o meia, que, desde a aposentadoria de Zico, tem sido um artigo de luxo na Gávea, com esporádicos bons jogadores ocupando a posição. O último autêntico camisa 10 que tivemos, embora vestisse a 43, foi Petkovic, na campanha do Hexa em 2009. Já Carlos Eduardo, infelizmente, foi uma tentativa que não deu certo. Acho que já é hora da Diretoria tomar providências para devolvê-lo. Fico imaginando o que esse time poderia ter feito com um meia efetivo no lugar de Carlos Eduardo. Se essa contratação for feita com êxito, as chances de título na Libertadores tornar-se-ão reais.

Opções para a posição existem, mas não chegam a ser abundantes: nomes como D'Alessandro, Montillo e Diego, por exemplo, envolveriam um investimento que talvez não esteja ao alcance dos combalidos cofres do clube. O mercado sul-americano, por outro lado, apresenta alternativas como Maxi Rodriguez, que podem vir a ser ideais. Conca, conterrâneo de Maxi, sem dúvida uma alternativa muito interessante, optou sua identificação com o rival Fluminense e talvez tenha que disputar a Série B em 2014. Coisas do destino, não raro cruel. Outros nomes, como Valdívia, chegam a provocar calafrios, e, se for para contratar qualquer um, é bom lembrar que o elenco do Flamengo é repleto de jogadores desse naipe nessa exata posição. O veterano Alex sempre parece ser uma boa opção mas eu indago se o time suporta mais um veteraníssimo em sua linha titular.

O certo é que o debate a respeito do camisa 10 atrai outro, que é o das dispensas e reforços para o elenco todo. Como já expliquei que, por mim, o time titular seria mantido, vou logo tratando de indicar a minha barca: o capitão seria o Carlos Eduardo e os laterais reservas Digão e João Paulo seus imediatos. Marcelo Moreno seria outro integrante ilustre, embora não descartasse sua contratação em definitivo, em troca da dívida de Rodrigo Mendes, mas apenas para negociá-lo em seguida. É que o fantástico desempenho de Hernane em 2013 me leva a crer que devemos disputar a Libertadores com ele e negociá-lo no quente mercado pós-Mundial 2014. E, falando em Libertadores, González e Cáceres tanto podem ser ótimas moedas de troca como excelentes reservas. Tudo dependerá das oportunidades que aparecerem.

Quanto à base, certamente emprestaria alguns jogadores como Negueba, Adryan e talvez até o Rafinha (em relação a este talvez refletisse melhor). Manteria o Samir e o Frauches, com certeza, e talvez o Nixon. Já Diego Silva, Val e Bruninho de preferência deveriam ser envolvidos em negociações com jogadores do mesmo perfil, mas também não acharia um absurdo acaso fossem mantidos para compor elenco. Ao meu ver, estão em situação intermediária. E Paulo Victor não é um goleiro que me passe segurança, mas não o negociaria se não fosse para trazer alguém indiscutivelmente melhor para o lugar.

Em relação a contratações, precisamos de dois laterais, um reserva digno para o Amaral, o meia e talvez um reserva para a posição, e uns dois atacantes, ao menos.

Gostaria de ouvir as sugestões e opiniões d@s amig@s do Buteco.

A propósito...

Ontem teve jogo do Brasileiro?

Bom dia e SRN a tod@s