sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Prioridade


Durante as vendas de ingressos para essa semi-final, pudemos rever alguns momentos que já deveriam ter ficado nos capítulos passados da história rubro-negra. Mais uma vez, vimos filas enormes e muita dificuldade para os torcedores que não aderiram ao Nação Rubro Negra comprarem ingressos para o jogo. Com a classificação para a final, muitos dos que sofreram agora, decidiram aderir ao programa para garantirem seus ingressos e um pouco mais de tranquilidade na hora de comprar. O crescimento do programa foi tão grande que a tendência é, a partir de agora, somente quem faz parte do Nação Rubro-Negra consiga ir aos jogos do Flamengo com mais apelo.

Chegamos assim a um momento-chave no jovem programa de sócio-torcedor rubro-negro. A ser mantida a área reservada para visitantes como foi feito na semi-final, pela primeira vez devemos ter mais STs do que ingressos disponíveis no estádio. Trata-se de um momento importante pois é a hora em que poderemos ver o sistema de prioridades em ação e, espero, abrir uma discussão a respeito que considero muito pertinente.

O sistema escolhido pelo Flamengo é baseado principalmente na prioridade de compra de ingressos, privilegiando naturalmente aqueles que pagam mais. Por esse motivo, o pico de associações decorrente da classificação à final imediatamente dispara um movimento de resposta dos já associados de elevarem seus planos, com medo de ficar de fora. E esse movimento é muito positivo para o Flamengo que tem sua receita aumentada e para os números do programa

Mas e o torcedor que não tem como fazer o upgrade ou não tem como se associar a um dos planos mais caros?

De acordo com o sistema previsto no programa, infelizmente, esse torcedor vai ter que contar com a sorte para que as categorias mais caras do plano não esgotem todos os ingressos. A grande ironia é que um torcedor hipotético que tenha aderido desde o início ao programa ou que tenha ido a todos os jogos, pode ficar de fora dos momentos principais.

Independente de justiça ou merecimento – que não estão em discussão aqui - o fato é que não precisa necessariamente ser assim. É possível encontrar uma maneira de recompensar o torcedor assíduo justamente numa hora como essa, seja segmentando as vendas como fazem outros clubes, seja valorizando a assiduidade. Isso inclusive pode ser usado para motivar o torcedor a comparecer a jogos de baixo apelo, contabilizando “pontos” para aumentar a possibilidade do cara de conseguir ir aos jogos decisivos.

Penso que seria espetacular ver alguma ação do marketing rubro-negro dando algum tipo prioridade nessa final aos torcedores que apoiaram o programa desde seu início, por exemplo. Além de recompensar alguns dos rubro-negros mais fiéis, seria certamente um incentivo a que não pode pagar pela categoria mais cara a encontrar uma forma de participar, sabendo que não vai ficar de fora quando chegar na decisão.
E você, amigo do Buteco? Concorda com o sistema de privilegiar apenas quem paga mais caro por isso? Que sugestões você daria para tentar tornar o sistema mais democrático?

abraços a todos e SRN!