segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Sobre Escolhas

Buongiorno, Buteco! Derrota um tanto frustrante a de ontem. Há tempos atrás, olhava para a tabela e via a partida contra o Atlético/MG com um desafio intransponível; mas veio a rodada passada e a notícia que a maior parte do time deles estaria afastada por suspensão ou contusão mudou completamente o panorama do evento. Nosso treinador tomou a decisão de poupar alguns titulares, fora os também suspensos, para o jogo da próxima quarta-feira. Seria, e foi, um confronto de reservas contra reservas, ou mistão contra mistão, e o Flamengo nada teria a temer diante de um cenário como esse. Bem, e não tinha mesmo, pois dentro de campo, com Amaral e Val como volantes, Luiz Antonio pela direita, Gabriel pela esquerda e Carlos Eduardo pelo meio, além de Digão e Frauches nas laterais e Wallace e González na zaga, o Flamengo não se intimidou e jogou de igual para igual.

Durante o jogo, houve maior predomínio do anfitrião durante a partida, o que normalmente ocorre com quem tem mando de campo, mas o Flamengo também criou suas oportunidades, inclusive a bola do jogo, quando o placar ainda estava 0x0, infelizmente desperdiçada por Hernane cara-a-cara com o goleiro. E teve uma ou duas chances a mais, com maior volume de jogo, até Gabriel perdeu a bola numa jogada "construída" por Digão, aproveitada em velocidade por Lucas Cândido, que marcou um belo gol e fez o placar do jogo, mais ou menos no início do segundo tempo.

O Flamengo correu atrás do resultado, mas onde estava a qualidade para construir a jogada do gol de empate? A frustração veio da perda de três pontos em uma partida cujos noventa minutos mostraram que esses mesmos três pontos poderiam ter ido para a Gávea. Uma pena. Carlos Eduardo, no aspecto técnico, foi o melhor, mas foi menos participativo do que em outras oportunidades. Val fez uma boa partida, ao passo que Luiz Antonio foi muito mal; Frauches foi sacrificado na lateral esquerda, Digão impressionou pela falta de qualidade e Gabriel até que se movimentou e demonstrou mais desenvoltura do que em partidas anteriores, mas exibiu mais uma vez sua falta de fundamento nos chutes de média e longa distâncias. Bruninho, que entrou no decorrer da partida, alternou bons e maus momentos, mas jogou sem medo.

A questão é que todos a todos esses jogadores falta algo em comum: objetividade, agressividade, capacidade de concluir a gol, o que Hernane tem de sobra, porém, mesmo assim, apenas no último toque e dentro da área. E assim o Flamengo criou jogadas de perigo, mas foi pouco efetivo. O jogo mostrou que o elenco tem a conta do chá para sobreviver no Campeonato Brasileiro e o que falta aos reservas, incluindo a nossa base, fraquíssima.

No final das contas, acho que o jogo foi importante sob esse aspecto: valendo três pontos, contra um adversário que jogou nas mesmas condições (muitos desfalques), taticamente foi uma partida até equilibrada, porém exibiu as limitações técnicas do elenco que podem ajudar na decisão a respeito de quem fica e quem sai no ano que vem.

***

A distância de 8 (oito) pontos para a ZR e o desempenho do time tornou a decisão de poupar os titulares aceitável, tanto que ninguém contra ela se insurgiu, muito menos de forma veemente. Jayme, a Diretoria e nem tampouco nós, torcedores, podemos reclamar. Jayme, porque decidiu poupar os titulares; a Diretoria, porque concordou, e nós, porque, quando a decisão foi tomada, concordamos com um silêncio abonador. Ponto pacífico, acredito.

Abordo o tema apenas porque, por melhor que esteja sendo esse segundo turno para o Flamengo e as perspectivas de avanço na Copa do Brasil existam e sejam tentadoras, "racionalmente tentadoras", o time ainda não se livrou matematicamente do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. As circunstâncias de pressão, elenco (contusões, por exemplo) podem mudar e não permitir que uma decisão como essa venha a se repetir.

Bem ou mal, foram três pontos perdidos e acho que a prioridade tem que ser a fuga do rebaixamento, hoje, não ameaçada pela Copa do Brasil, até porque, em termos de Z4, a rodada foi muito boa. Nada a reclamar, portanto, ressalto uma vez mais.

Por outro lado, em termos de G4, a rodada não foi boa, primeiro porque adversários que estavam com pontuação semelhante simplesmente "descolaram", casos de Goiás, especialmente, e Vitória. Entretanto, esse fato não deveria ser objeto de preocupação da Comissão Técnica, já que poupar jogadores é uma conduta incompatível com qualquer aspiração de vaga na Libertadores por uma via que não a Copa do Brasil. Parece, na verdade, ser uma decisão bastante pensada, inclusive realista. Mas eis que Jayme concede entrevista falando em G4... O que acham os amigos do Buteco?

***

Viajo hoje a trabalho e estarei ausente do Buteco até quinta-feira (porém, subirei o Ficha Técnica na quarta feira sem problemas).

Despeço-me dos amigos esperando um Maracanã lotado e um time com um espírito rubro-negro ainda mais forte do que o demonstrado na vitória contra o Cruzeiro. Que todos os corações rubro-negros do mundo estejam no Maracanã na quarta-feira à noite e nos empurrem para a vitória.

E meus parabéns atrasados ao Lula pelo aniversário!

SRN a tod@s.