quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Calúnia do Rúbio Negrão

Sejemos cinseros e analfabéticos: já não acredito, se é que algum dia cheguei a crer, naquela teoria segundo a qual a queda para a Série B faz bem a um clube de futebol. Até admito que hoje o Palmeiras, por exemplo, está dando muito mais alegrias aos seus torcedores ao pontificar absoluto na segundona do que se estivesse, e certamente estaria, no Z4 da Série A, disputando com o Vasco o discutível privilégio de ser mais um time pequeno a participar da elite nacional.

Mas, exceto o Botafogo, que não ganha nada nem na Série A nem na Série B, de que vale um time ficar sonambulando na primeira divisão, sem qualquer ambição afora roubar pontos de rivais regionais? Melhor faturar um título nacional por ano, mesmo que na segundona. Honroso, ainda que horroroso.

É isto, meus leais detratores: a velha história do autointitulado time “grande” (grande pagador de micos na Série A, isso sim!) que cai pra Série B, e começa, milagrosamente, a livrar 9, 10 pontos sobre o segundo colocado do certame. Em seguida, nova queda, dessa vez a queda na real, ao descobrir que ali é o seu lugar. Que ali é o tal, que ali é rei. Que ali tem título, artilheiro, melhor ataque e defesa menos vazada. Só que, apesar de ser uma situação absolutamente cômoda para agremiações sem passado, presente ou futuro, convenhamos que competir com o vento não reserva qualquer emoção para fãs minimamente exigentes.

O fato é que há times pequenos demais pra Série A, porém gigantes, enormes pra B. De modo que, no melhor estilo Luiz Filho, o Ali Yezzid Izz-Edin ibn-Salim Hanak Malba Tahan do Buteco do Flamengo, proponho a criação de uma divisão intermediária entre a primeirona e a segundona, que podia se chamar Limbo. E pra dar um tchã no novo campeonato, da mesma forma que os quatro primeiros colocados na Série A ganham vagas pra disputar a Libertadores, os mais bem colocados no Limbo teriam lugares garantidos no Campeonato de Pelada do Extra.

Porque os tempos mudaram. Cenão vejemos e erremos: é melancólico ver um jogador do naipe do Seedorf, com sua quilometragem, centimetragem (pausa para frisson nas Laranjeiras e no Morumbi)...

... além de glórias mil em clubes como Real Madrid, Internazionale e Milan ter que encerrar a carreira num Clube cuja única ambição, temporada após temporada, é vencer o Flamengo. É ou não é? E também não é triste ver o Juninho Pernambucano, um jogador que sempre acreditou em todas, inclusive naquela que dizia ter sido o Sport o campeão nacional de 87, pendurar as chuteiras após levar um gancho do STJD por ter mostrado o dedo médio pra torcida adversária? Pô, até a cabeçada do Zidane no Materazzi foi mais digna!

Ah, mas um detrator mais atento poderá me perguntar: “Ô, boçal dos infernos, como você explica alguns times das Séries B e C terem ganhado títulos na Série A, com direito a vice-campeonatos internacionais, na Libertadores e no Mundial de Clubes?”

E eu devolverei de bate-pronto pro campo do adversário: “Boçal dos infernos é teu pai!

Então, voltarei pra casa abatida, desencantada da vida (obrigado, Paulo Vanzolini!), tendo como único alento saber que aquele detrator desbocado também não conseguiria me explicar como o Hernane marca tantos gols.


Duplex Toc Zen

1 - A fim de evitarem novo rebaixamento, dirigentes vascaínos já começam a fazer as contas: 500 mil pra FERJ, 900 mil pra CBF, 2 milhões pra mala branca, 3 milhões pra mala preta, e 50 convites pros bailes de Carnaval no Clube pros juízes, auxiliares e gandulas.

2 - Segundo o matemático Lee Oswald de Souza, o Vasco cairá se 1+1=2 e 3+3=6: Para se salvar, basta que 2+4=7 ou 2x2=49.

3 - Se a Série B fosse espiga de milho...: O Vasco já teria chupado até o sabugo.

4 - Se a Série B fosse consolo...: O Vasco já nem conseguiria mais andar.

5 - O Vasco não é carrinho de rolimã: Mas tá descendo a ladeira.


6 - Pra ser ruim, o time do Vasco tem que melhorar muito: E ainda contratar o João Paulo, o Val e o Negueba.

7 - “Negueba será devolvido ao Flamengo por indisciplina”: Desrespeitou a bola.

8 - O Goiás pode ter o Walter: Mas gordura de verdade pra queimar quem tem é o Cruzeiro.


9 - Chupa, Botafail!: Se vocês têm o GG, o Goiás tem o XG.

+1 - A torcida mais hospitaleira do mundo é a do Botafogo: Sempre cabe mais um. (Também, com quase 40 milhões de vagas sobrando...)


11 - Se Libertadores fosse comida...: O Botafogo já teria morrido de fome.

12 - Se Libertadores fosse pedigree...: O Botafogo já teria sido recolhido pela carrocinha.

13 - Ué, não tem cara feio que pega mulher bagarai? E ator ruim que trabalha na Globo? E gente magra que come pra caramba? E cantor fraquinho que faz sucesso até no exterior?: Então por que o Hernane não pode ser artilheiro do Brasileirão, caramba?!

14 - Brocador, nada!: Hernane Chulapa, porque também tem três pernas.

15 - Panorama do futebol brasileiro atual: Os juízes, sopradores de apito, e os atletas, sopradores de bafômetro.

16 - Se o cara que vai pro estádio bem vestido pra ver o jogo sentado é torcedor “coxinha”, eu, que fico em casa de pijama pra ver o jogo deitado sou o quê?: Torcedor “cochila”?


17 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao)

"Caguei para o Extra. Andei para o Lance." - Bcbfla, BUTECO DO FLAMENGO

Eu já sei que o Hernane não vai jogar nada hoje. O que me interessa é que ele esteja num dia de gol.

Sim: 3 marceneiros, 2 eletricistas, 4 soldadores e 1 cozinheiro. OBRA DA HORA! ‏@paolo_anderson é Val e mais 10!

Hoje a grande sacada do Jayme foi ter escalado o Carlos Eduardo na sua posição de origem. [Na ocasião, Cazedú ficou no banco.]

"Só o Flamengo mesmo pra dar um tempero especial neste campeonato chato." - @FlanaticoRN10 

O Hernane Brocador é o reserva mais titular absoluto que eu conheço.

"Juninho foi citado em 3 artigos do CBJD: falta, gestos obscenos e provocação."
E por dizer que o Sport foi campeão em 87 não vai nada?

Por falta de datas em 2014, ano da Copa, a CBF bem que já podia considerar este Vasco x Criciúma como válido pela Série B do ano que vem.

Jogaço este Criciúma x Vasco! Ano que vem a Série B vai bombar!

Paulinho bateu de prima, mas devia ter batido de tia mesmo. #TrocadalhoDoCarilho

Inadmissível perder pra um time que caiu, e depois voltou pra Série A como VICE da B!

A massa botafoguense despertou! CUIDADO, MUNDO!

Pra vencer o Mengão, o Botafogo teve que chorar 1 litro certo.

Hoje a cachorrada vai dormir fora da casinha.

O que não pode é botafoguense, sabedor de que não vai ganhar o Brasileirão, tentar transformar uma vitória sobre o Fla em título!

Ilmos. Srs. Botafoguenses,
Sou da teoria de q quem apela pra ignorância perde a discussão.
Então esta aqui eu vou perder: VÃO TNC, SEUS FDP!

Como não quero ser zoado por botafoguenses aqui no Rio, tô torcendo aqui pra amanhã não cruzar na rua com nenhum dos 3.

"A passagem do Negueba pelo SPFW pode ser considerada uma experiência homossexual?" - @alpc26, BUTECO DO FLAMENGO

"São Paulo dispensa Negueba, mas Flamengo também não o quer." Se topar jogar a Série B ano que vem, escolhe camisa no Vasco.

Já imaginaram o Rafinha numa ponta e o Negueba na outra? Nem eu.

Só pra vocês sentirem o grau de bichice que impera no SPFW: lá o Negueba tem status de indisciplinado.

Negueba indisciplinado no São Paulo? Que alívio! Eu tinha entendido "Negueba molestado no São Paulo".

Diz o Carlos Pereira do BUTECO q o SPFC quis o Negueba porque o Luxa disse q tinha alegria nas pernas. Eles entenderam "no meio das pernas".

Dieyson, Jomar, Yotún, Abuda, Jhon Cley, Willie, Dankler, Seedorf, Gegê, Hyuri... Vasco e Botafogo tinham que fazer um duelo de soletração.

A série Ray Donovan é boa, e os atores, idem, mas... EITCHA POVO FEIO!

Alguém conhece essa empresa "CRF" que a Caixa tá anunciando na sua nova camisa?

Ouvi dizer que o "CRF" que patrocina a nova camisa da Caixa é uma fábrica de craques e de títulos, no momento desativada.

Com a desvantagem de ser forte feito um touro. ‏@sergiomrvieira João Paulo é o José Sarney do time do Fla: chance zero de fazer algo de bom.

E o nosso bravo zagueiro Chicão anda cada vez mais lento, inclusive de raciocínio...

Parafraseando Carlos Drummond de Andrade, "Stop. A vida parou ou foi o Cazedú?"

A camisa III do Mengão contém mensagem subliminar a favor da administração atual porque a gola é careca.

AVISO AOS JOGADORES: Se alguém achar um piolho no gramado, ele pertence ao William Barbio.

Tá faltando um jogador com o perfil do Hernane na Seleção do Felipão. O cara que decide final de Copa do Mundo.

Hernane mito: contra gols não há argumentos.

Só pra refrescar a memória da minha querida TL: ANTES do brão, eu vaticinei numa Calúnia que o Hernane seria o artilheiro do certame.

"Lamento muito o fim dos clássicos na última rodada. Votou contra quem é frouxo e cagão. O Flamengo votou a favor" - @Unabomber_Fem, BUTECO 

Não é porque eu brinco que não tô falando sério.

Não sei como a nova Calúnia do Rúbio Negrão vai rolar no "mamadaço mode" em que me encontro no momento, mas CRÔNICA ESPORTIVA É PROS FORTES!

E nada mais faço. De pirraça. Ué, cês não tão dizendo por aí que eu sou “cochila”?

(Ás do quinta-colunismo esportivo, Rúbio Negrão, vulgo Rubro-Negão Trolhoso, vulgo RNT, é cria dos juniores do blog da Flamengonet, e aceita doações de camisas oficiais novas do Flamengo no tamanho G.)