segunda-feira, 1 de julho de 2013

De Volta à Rotina

Buongiorno Buteco! Encerrada a Copa das Confederações, o futebol brasileiro volta a sua rotina com o Mais Querido do Brasil preparando-se para retomar sua participação no Campeonato Brasileiro contra o Coritiba, no próximo domingo, dia 6 de julho, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, as 18:30h. Como todos sabemos, agora com novo comandante fora das quatro linhas, o time deverá apresentar alguma diferença em termos táticos, ainda que pequena, resultado do que Mano Menezes, no pouco tempo que teve para treinar a equipe, conseguir até lá implantar de sua filosofia. O elenco é praticamente o mesmo, contudo parece mais leve com as saídas de Jorginho e Renato Abreu, como se o ambiente estivesse mais arejado. Isso é bom, mas está longe, muito longe de ser o suficiente para, a médio e longo prazos, atender às expectativas da exigente Magnética, sempre coerente com a História do Mais Querido do Brasil. As vitórias sobre o Criciúma, na última rodada do Brasileiro antes da Copa das Confederações, e São Paulo, em amistoso no último sábado em Uberlândia, foram importantes, tiveram seu valor, porém precisam ser encaradas em suas devidas dimensões, e por isso ser relativizadas: o Criciúma está longe de ser um esquadrão e não são poucos os times que começam bem o campeonato e lutam ao seu final pelo rebaixamento, sem contar a expulsão, e amistoso nunca é o mesmo que um jogo valendo três pontos, sendo importante lembrar que o São Paulo jogou ao menos um tempo da partida com um time misto, testando o elenco.

O mais importante, neste momento, é a Diretoria concentrar-se em reforçar o elenco. Ainda que seja inquestionável a melhora com a entrada de Mano Menezes e suas maiores experiência, tarimba e até qualidade para lidar com o Flamengo e toda a sua pressão, o elenco continua tendo severas limitações. É preciso atenção ao prazo da janela de transferências internacionais, que se encerra no próximo dia 20 de julho. Findo esse prazo, o Flamengo terá que se virar com o mercado interno, o que significa, basicamente, jogadores encostados em clubes grandes, multas rescisórias altas em clubes médios ou pequenos ou Séries B, C e D. Portanto, nada animador. É  hora de trabalhar duro para aproveitar as oportunidades do mercado internacional. Poucos são os clubes que se destacam no cenário nacional atualmente e quem está em tal patamar corre sério risco de ser alvo dos clubes estrangeiros durante a janela de transferências. Dois ou três reforços bem contratados podem ser a diferença que falta para uma vaga na Libertadores ou até para a disputa do título, como de forma inversa contratações feitas de forma açodada e sem critério poderão levar o clube a se manter onde na mesma faixa em que se encontra atualmente até o final do campeonato. Nada é impossível.

Vejo como inquestionável a necessidade de contratação de um camisa 10, o armador do time, de preferência que marque gols, além de outro atacante de alto nível e que saiba finalizar. Precisamos também de um lateral direito que possa disputar de verdade a posição com Leonardo Moura e de um zagueiro. É o mínimo. Um volante também seria bem vindo. 

No final das contas, fico satisfeito em saber que temos um treinador que acabou de sair do circuito da Seleção Brasileira e procura se atualizar com o que há de mais moderno no futebol mundial. Acredito que o clube em muito lucrará com isso.

E você, amigo do Buteco, qual é a sua opinião? Quem gostaria de ver contratado?

***

O sábado atípico, no qual não consegui escapar do trabalho, acabou impedindo-me de assistir ao amistoso do Mais Querido contra o São Paulo. Então, a segunda parte da coluna quem fará será você, amigo do Buteco, dizendo: a) o que o time precisa melhorar para  partida contra o Coritiba; b) se faria alterações na escalação ou c) no esquema tático d) e qual a expectativa para o próximo domingo: três pontos?

Pra cima deles Mengão!

Bom dia e SRN a tod@s.