sábado, 27 de julho de 2013

Alma e Ambição


Zico adorava ganhar. Especialmente do Botafogo

Após quase 3 anos, no próximo domingo finalmente o Flamengo volta ao estádio Jornalista Mário Filho. Preferi chamá-lo assim, pois pra ser Maracanã falta ainda passar pelo teste de fogo que é abrigar nossa torcida e mostrar que, mesmo com "corpo trocado", o estádio de tantas glórias flamengas ainda possui alma. Assim como muitos, estou curiosa.

Nesse momento de certo ceticismo particular quanto aos rumos do futebol, acabei por buscar nas palavras do nosso eterno ídolo a lembrança de algo fundamental no esporte, que é a ambição pela vitória. 

Zico adorava ganhar do Botafogo, pois em sua época de torcedor, de acordo com suas palavras, eles "ganhavam tudo". Na verdade, quem possui a ambição e a competitividade nas veias, sabe que nada é melhor do que ganhar de um time que é ou está melhor do que o próprio, na base da entrega, da raça, da insistência, da crença e da superação. São as vitórias épicas, edificantes, que enobrecem e que nos fazem acreditar que tudo é possível.

Em nosso último jogo, acho que faltou uma certa dose de gana pela vitória, de confiança, de ambição. A esse time falta acreditar mais, que é possível, que são 11 contra 11 e que não tem nada decidido antes da bola rolar. Eu não quero ver um Flamengo triste, desanimado ou cabisbaixo com a derrota. Quero ver um time puto, mordido, contando as horas pra entrar em campo de novo e fazer as pazes com a vitória. É preciso ter fome, ter desejo visceral e ininterrupto de ganhar, de vencer. 

Mesmo o empate deve ser visto como a perda de 2 pontos, pois nesse campeonato é melhor ganhar duas e perder três partidas do que não perder nenhuma e empatar as 5. Não quero com isso dizer que o time deve se lançar de forma transloucada ao ataque, pode em alguns momentos ou jogos optar pelo contra-ataque, mas deve ao menos ser ou antes de tudo acreditar-se ser perigoso, mortal.

Nada melhor, portanto, que pegar o faísca, um time que, apesar da boa fase, é nosso cliente conhecido há longos anos. Para derrotá-los basta ser Flamengo, inspirar-se no espírito vencedor do nosso ídolo e ambicionar, acreditar e lutar pela vitória (além de marcar bem o Seedorf rs). 

Assim como o estádio, nosso time precisa de alma e em ambos os casos ela pode vir das arquibancadas. Que a conexão seja estabelecida.

Bom sábado a todos,

SRN!