domingo, 21 de julho de 2013

Alfarrábios do Melo

Saudações flamengas a todos,

É uma grande satisfação estar de volta.

Essa semana não vou deixar texto, análise, opinião ou contar alguma história. Apenas recortes. Recortes de jornal com algumas projeções de época.

Leiam e tirem suas conclusões. Boa semana a todos.

***

 “O time é ruim em todos os setores. Infelizmente, as contratações feitas para reforçar o time fracassaram. É necessária uma reformulação geral, pois com esse elenco de jogadores o Flamengo não irá a lugar algum, apenas bater palmas para o Vasco seguir conquistando tudo.”

Momento: 1978, primeiro semestre, durante o Campeonato Brasileiro

Equipe-base: Cantarele, Toninho, Rondinelli, Nelson, Júnior, Carpegiani, Adílio, Zico, Júnior Brasília, Cláudio Adão e Luís Paulo.

Os reforços citados pelo texto: Carpegiani e Cláudio Adão.

***

 “O Flamengo é uma equipe decadente. Ao contrário de tempos atrás, o time não é considerado favorito e nenhuma partida dá a certeza prévia da vitória, por mais frágil que seja o adversário. Uma política equivocada de transição, o descarte precipitado de alguns jogadores, a falta de peças de reposição, tudo ajuda a explicar a derrocada de uma equipe que já não encanta, não vence, não dá ao seu torcedor as alegrias de outrora. Ainda possui bons nomes, mas tornou-se um time comum.”

Momento: 1983, primeiro semestre, durante o Campeonato Brasileiro

Equipe-base: Raul, Leandro, Marinho, Mozer, Júnior, Vitor, Elder, Zico, Robertinho, Baltasar, Adílio

***

 “Mais do que previsíveis, as derrotas são reveladoras. A diretoria do Flamengo precisa com urgência trazer reforços se não quiser lidar com goleadas recorrentes. O atual time é um amontoado de jogadores (alguns esforçados, outros nem tanto) que não faz justiça à tradição do clube. Alguns dos jogadores parecem ter escolhido a profissão errada. O time não inspira nenhuma confiança, e o horizonte, a se manter o quadro, se torna permanecer na primeira divisão. Não vai ser fácil.”

Momento: 1991, primeiro semestre, durante o Campeonato Brasileiro

Equipe-base: Zé Carlos, Ailton, Adilson, Rogério, Piá, Charles Guerreiro, Júnior, Nélio, Marcelinho, Gaúcho e Alcindo

***

 “Prestes a iniciar o Campeonato Brasileiro, não há um favorito destacado, uma vez que a maior parte das equipes vive um período de transição. Nesse contexto, o Flamengo, junto com o Grêmio, larga na frente, por possuir uma base já montada, viver um bom momento e reunir uma constelação de excepcionais jogadores, mesclando-os com jovens talentosos. O Flamengo é, sim, um dos favoritos para a conquista da competição. Talvez até o favorito.”

Momento: 2001, segundo semestre, após a conquista da Copa dos Campeões

Equipe-base: Júlio César, Alessandro, Juan, Gamarra, Cássio, Leandro Ávila, Rocha, Beto, Petkovic, Reinaldo e Edilson

***

 “Esse time do Flamengo apresenta evolução a cada rodada. Parece ter encontrado o caminho que o irá levar de volta às grandes conquistas. Possui uma aplicação tática impressionante e vários destaques individuais, alguns já mostrando futebol de primeira linha. A rigor, se conseguir contratar um meia-atacante e manter a evolução, logo não ficará devendo a nenhuma equipe de ponta do país.”

Momento: 2005, segundo semestre, no início do Campeonato Brasileiro (primeiras rodadas)

Equipe-base: Diego, China, Henrique, Fabiano, Rodrigo Arroz, Da Silva, Jônatas, Renato Abreu, Fellype Gabriel, Jean e Obina