terça-feira, 21 de maio de 2013

Liberta!




O calendário sul-americano é ruim para os clubes do Brasil e para os da Argentina também, só que os argentinos ainda não se deram conta. Vejo que no todo a disputa de Taça Libertadores e Copa Sul-americana em separado é desvantajoso técnica e financeiramenteprincipalmente na captação de patrocínios e na visibilidade dos clubes. É nítido que clubes brasileiros e argentinos deveriam se reunir por melhores premiações, mais organização e melhor visibilidade, dos clubes e da competição em si. Campos melhores, mais segurança e punição a quem infringir regras devem nortear a conduta da confederação continental, mas sabemos a pasmaceira que é, essa confederação é uma vergonha para o futebol como um todo.

A proposição da unificação das datas Libertadores com a Copa Sul-americana, traz um ganho técnico e financeiro com as taças durando toda uma temporada (ano) não apenas um semestre, se disputadade Agosto a Maio ou de Março a Novembro. Vantajoso para todo mundo e ainda faria com que o campeão da Libertadores chegasse cheio de moral para jogar o mundial de clubes da Fifa, que seria perto, em dezembro (se de Março a Novembro). O mais interessante é o alongamento, com as fasemais espaçadas entre si.

Torneios Continentais – Taças Libertadores e Copa Sul-americana – 14 datas com a Libertadores disputada na Terça e quarta-feira e a Sul-americana disputada na quinta-feira – Jogadas preferencialmente entre Outubro e Maio, com uma pausa após a decisão da fase de Grupos, de Dezembro a Fevereiro. Importante é que não se trata de uma EUROPEIZAÇÃO do calendário, que fique claro, apenas sua EQUALIZAÇÃO. O mais importante é o ordenamento, com datas e regras claras, inclusive as punições para quem infringir as normas, seja ela qual for principalmente as que dizem respeito a segurança e a qualidade do espetáculo. O que deveria ser importante para quem organiza as competições não é o tamanho e a capacidade do estádio, sim se ele é seguro para torcedores, visitantes e imprensa e o campo de jogo estar em perfeitas condições de uso. A primeira medida deveria ser uma padronização da segurança dentro do estádio, fora dele, criando normas, da publicidade das competições e dos mandos e atribuições, dos tipos de grama, cultivo, manutenção, visando a qualidade do espetáculo. Deu certo na Europa, porque não daria aqui. A Libertadores é uma competição extraordinária nas arquibancadas e dentro de campo, mas muito malcuidada, pessimamente organizada e insegura dentro e fora dos estádios, turva em regras e punições. Mas isso é assunto para outro dia, vamos ao principal:

Calendário Conmebol 2014/2015 – Agosto/Maio ou Fevereiro/Novembro
Disputa: Fase de Grupos – Sem a necessidade de uma fase “pré-libertadores”, como é habitualmente denominada no Brasil. Com oito grupos de quatro equipes, com todos contra todos em jogos de ida e volta. (6 datas) Duas datas em Setembro, duas datas em Outubro e duas datas em Novembro (se de Março a Novembro, duas em Março, duas em Abril e duas em Maio).

Fases de Oitavas, Quartas, Semifinais – Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificariam para a fase “mata-mata” (Oitavas de final até a Final), por cruzamento olímpico de acordo com as melhores campanhas (igual ao critério atual) para a formação das chaves das fases decisivas. Jogos em duas datas mensais nos meses de Fevereiro, Março, Abril, em seis datas (se de Março a Novembro, duas datas mensais em Agosto, Setembro e Outubro).

Finais Libertadores e Finais Sul-americana – (Junho ou Novembro) em que seriam necessárias três datas para as finais. Na primeira quarta-feira o primeiro jogo da decisão da Libertadores, e no dia seguinte, quinta-feira, o primeiro jogo da decisão da Copa Sul-americana; na quarta-feira posterior a finalíssima da Sul-americana e na quarta-feira da semana a seguir a Finalíssima da Libertadores fechando a temporada continental, com a Sul-americana no meio da quinzena da Libertadores.

Vagas:
  • 64 Vagas totais, sem o México, apenas com países do continente;
  • 8 Vagas para Brasil e Argentina (4 para a Libertadores e 4 para Sul-americana);
  • 6 Vagas para os demais países participantes: Chile, Uruguai, Colômbia, Equador, Paraguai, Venezuela, Peru, Bolívia (3 Libertadores e 3 Sul-americana);
Recopa Sul-americana - Os campeões da Taça Libertadores e da Copa Sul-americana se enfrentariam em Agosto ou Fevereiro, duas datas, para jogos de ida e volta.

Brasil – Os quatro primeiros classificados no Campeonato Brasileiro vão para a Libertadores e o quinto, o sexto, o sétimo colocados para a Copa Sul-americana, acompanhados do campeão da Copa do Brasil. Caso o campeão da Copa do Brasil se classifique para a Copa Libertadores o vice-campeão irá para a taça Sul-americana, caso também o vice-campeão obtenha a vaga o 8º colocado do Campeonato Brasileiro, herda a vaga para a Taça Sul-americana automaticamente.

FIFA e suas datas – 12 datas + Copa do Mundo, Confederações, Continentais
Parada do calendário para os jogos das seleções, de preferência datas de rodadas duplas (de Sexta-feira até Terça-feira), como no proposto para o calendário de 2014/2015 ou apenas 2015. Março, Abril, Maio, Setembro, Outubro e Novembro (ou Setembro, Outubro, Novembro, Março, Abril, Maio). Para isso a FIFA (que tem a pretensão que isso aconteça), deveria regulamentar estes jogos, inclusive com as eliminatórias estando nas 12 datas estipuladas e as eliminatórias continentais sendo balizadoras para eliminatórias da Copa do Mundo, desinchando todo o processo (serviria para África, Ásia, Europa, Oceania, inclusive com uma possível unificação das confederações das Américas).

Em relação a Libertadores, Sul-americana e até a Copa América, em nível de seleções, seria mais fácil se reformular o calendário do continente excluindo os Mexicanos, mas admito que é muito bom eles por aqui financeira e tecnicamente. Gostaria também de times dos EUA, porque acho interessante a unificação da Concafcaf com a Conmebol, por uma Taça Libertadores ampla, como os torneios europeus e uma eliminatória de copa do mundo com vagas mais claras e ampla também onde se juntariam as atuais 4,5 vagas da América do Sul com as 3,5 vagas da América do Norte, ficando 7 vagas totais e mais uma para uma possível repescagem, mas isso é uma outra estória. O mais importante é um calendário claro, objetivo e mais enxuto, para que se estabeleça mais espaço para os calendários regionais de acordo com a concepção de cada país. Próximo post, mantendo uma sequencia, minhas ideias para Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

FLAMENGHIEUBIQUE!