sexta-feira, 19 de abril de 2013

Tomando Forma

Jorginho ainda não tinha me dado nenhum motivo para ter um mínimo de tranquilidade em relação ao seu trabalho como técnico do Flamengo. Ontem, no entanto, fez o simples, acertou na escalação, não inventou nas substituições e ganhou um voto de confiança. Se o time continuar evoluindo contra o Macaé e nas duas partidas contra o Campinense, talvez, com a inter-temporada forçada, as perspectivas para o campeonato brasileiro se tornem mais tranquilas para a torcida rubro-negra.

Vi apenas os melhores momentos do fla x flu do último final de semana, de forma que esta foi a primeira vez vi alguma consistência tática no Flamengo do Jorginho. Foi possível perceber o time mais compacto em campo e uma definição bastante clara nas linhas e na proposta de jogo. Mesmo assim, os jogadores ainda demonstram tendência a embolar a marcação ao tentar acompanhar a movimentação dos atacantes adversários, o que pode ser perigoso contra um time mais organizado.

Me chamou a atenção em especial a disposição tática do time quando postado na defesa. À frente da tradicional linha com quatro defensores, na qual os jogadores estavam bem mais próximos uns dos outros, posicionaram-se os dois volantes apenas. Os outros quatro jogadores formavam uma terceira linha que recuava com Rafinha e Gabriel acompanhando os laterais paraenses e Renato e Hernane completando o bloqueio pelo meio. Quando o time retomava a bola, essa mesma linha avançava em bloco, oferecendo diversas opções para o contra-ataque e possibilitando tabelas como a que originou o primeiro gol

Com a boa partida de Elias, que voltou a fazer a saída de bola com rapidez e bons passes em profundidade, o time pareceu evitar ao máximo os chutões para o ataque. Aliás, o próprio treinador disse em recente entrevista que era seu desejo que esse tipo de recurso fosse evitado ao máximo, já que na maioria das vezes acaba por devolver a bola ao adversário. Ainda assim, a saída com toques curtos e rápidos não funcionou durante todo o jogo mesmo sendo bastante facilitada pela fragilidade do time adversário. Para enfrentar a marcação mais firme de alguns times da série A vai ser necessário ainda muito treinamento, especialmente no deslocamento dos jogadores que ainda não é bem ordenado e executado.

Uma outra boa notícia foi a entrada do Luiz Antônio jogando, e bem, na sua posição de origem. Lembrando os momentos em que apareceu no time de 2011, ele deu dinamismo ao meio de campo e chegou bem na frente, como no lance do terceiro gol. Creio que seja um jogador que merece um trabalho especial para evoluir na parte defensiva – posicionamento e combate direto - na qual ele ainda me parece frágil. Se conseguir ser mais eficiente nas roubadas de bola, poderemos ter em breve uma linha média apenas com jogadores que sabem jogar, sem a necessidade de volantes apenas defensivos como Amaral, Airton, Williams, etc.

Se havia algum problema entre comissão técnica e jogadores, parece que foi superado, uma vez que o time vem mostrando evolução tanto na disciplina tática quanto no empenho em campo. Me parece também que a cobrança feita em cima dos jogadores e a demonstração clara de que agora existe comando no futebol do clube foram muito importantes na correção do rumo que o time vinha tomando desde o início da Taça Rio. Que sirvam também para manter o time focado ao longo de toda a temporada.

abraços a todos e SRN!