sábado, 23 de março de 2013

Começar de novo...



Bom dia, butequeiros!

Cerca de apenas 7 meses se passaram e mandamos embora mais um técnico. Acho o tempo relativamente curto pra fazer uma análise realmente justa. Gostaria que os técnicos no CRF durassem até o término dos respectivos contratos, que, na minha opinião, deveriam ter duração máxima de 12 meses, com possibilidade de renovação por igual período. 

"Rei morto, rei posto." Demissão no sábado. Contratação no domingo. Apresentação e treino na 2a feira.

4-2-3-1 anunciou Jorginho em sua chegada. Treina daqui, testa dali. Renato Abreu no time, protestos (íntimos, nas conversas, via twitter). Ramón, não! Pensam milhares, invocam os céus, negam o fato. Onde está o Renato Santos, muitos perguntam. Wallace de novo? Alex Silva chama gol, avisam Jorginho torcedores arrepiados. Cada rubro-negro monta seu time. É a chance de ajustar, de remontar a equipe, de fazer diferente.

No final da 6a feira, o Flamengo está escalado. A zaga é Alex Silva e Wallace. Laterais, os mesmos. O trio de volantes (ou volante-meia, pouco importa) é mantido e praticamente igual, com Amaral no lugar de Cáceres, que está fora do país. Carlos Eduardo jogaria, mas, com febre, Cleber Santana é quem joga. Rafinha, de ponta, passa a 2o atacante.

O esquema anunciado como preferido não será efetivado. Decepção. Vamos de 4-4-2 losango. Na defesa, ou melhor, proteção à defesa - um dos maiores problemas do time - não há mudança significativa. Novamente sacrificamos um homem de frente ou de criação, pra jogar com um trio de volantes, em que dois pouco marcam, numa espécie de "deixa que eu deixo". É um trio de custo x benefício ruim, já que mal protege a defesa e pouco contribui com o ataque. Elias e Ibson vão pra frente com pouco comprometimento na recomposição. Deixarão, novamente, o 1o volante, no caso Amaral, sozinho pra proteger a área inteira. Pode dar certo contra o Boavista? Pode, claro! Tomara. Mas porque não testar dois volantes em linha, a dupla Amaral e Elias? Ah, não teria lugar pro Ibson...mas e daí??  


4-4-2 losango

O Amaral não treinou com o grupo, há tempos não joga com os titulares, já que era reserva e de repente é escalado pro jogo. Alguém entendeu essa? 

Outra questão foi o aparente "sumiço" do Gabriel, que pode e deve ser aproveitado no Estadual, para que tenhamos real noção de quanto poderemos contar com esse jogador no Campeonato Brasileiro. É preciso que o Gabriel ganhe uma sequência de jogos no time. Para tanto, o ideal seria jogar com Amaral e Elias (ou Ibson, quem estiver melhor) como dupla de volantes, deixando uma vaga para o promissor jogador.

Gosto da energia e do entusiasmo do Jorginho, achei interessante ele detectar e cobrar que os jogadores se comuniquem mais em campo, mas ando um pouco preocupada com essa metodologia de treino curto, após um "estágio", que na verdade está mais para uma "visita", de 15 dias ao Barcelona e ao Real Madrid. O jogador brasileiro, infelizmente, é muito indisciplinado taticamente e, mesmo no profissional, há necessidade, por exemplo, de treino de finalização. Não dá pra comparar os jogadores do Flamengo com os do Barça e do Real Madrid. Não sei nada do assunto, não sou especialista e posso estar completamente enganada, mas me parece uma questão de lógica. Afinal, o Zico ficava depois do treino batendo faltas, para alcançar o nível incrível que atingiu. Enfim, que o Jorginho esteja realmente muito ciente do que está fazendo e saiba transportar os novos e avançados métodos de treino para o solo brasileiro, com as alterações necessárias.

Fora tudo isso, o Jorginho me parece um homem muito íntegro, respeitoso, trabalhador, ambicioso no bom sentido, com gana por conquistas e vitórias. Espero que ele consiga desenvolver todo o potencial no Flamengo, firmando-se como técnico da nova geração. Torço pra que escale os melhores, adote sempre critérios meritórios, não ceda à pressão dos nossos medalhinhas e faça o Flamengo jogar um bom e vencedor futebol. Esse, sempre, o maior desafio. É fácil trancar o time todo e empatar ou ganhar por 1 a 0, ou se mandar todo pra frente e deixar a defesa toda exposta. O mundo hoje demonstra que é possível jogar bonito, no ataque e com defesas sólidas.

PS - Supostamente vazaram os valores e imagens do site do sócio torcedor do Flamengo. Estou na torcida para que não se confirme o conteúdo veiculado, pois temo um retumbante e vergonhoso fiasco.

Boa estreia para o Jorginho!

Bom sábado a todos, com uma bela vitória do Mais Querido!

SRN