sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Um Flamengo que dá gosto de ver


Mais do que o excelente resultado e o bom jogo feito pelo time nesta quinta-feira em Macaé, mais até do que o golaço do Rafinha, deu muita alegria ver a torcida debaixo de chuva cantando sem parar. E tem dado muito gosto caminhar pelas ruas da cidade maravilhosa mesmo em dias em que não jogamos no campo nem na quadra e constatar que o Rubro-Negro voltou a ter orgulho do Flamengo.

É bem verdade que o grito de Mengo! continua aparecendo pouco nos estádios (esteve mais presente no Tijuca do que no Engenhão) mas, aos poucos, o torcedor comum começa a recuperar a confiança no time comandado por Dorival Junior. É um apoio que vem em boa hora, durante a montagem do elenco e quando ainda temos posições carentes e um potencial de crise maior do que o desejado. Interesses vem sendo contrariados, desperdícios e desmandos sendo divulgados e, em algum momento, alguma reação deve acontecer. Para o bom andamento da reconstrução do Mais Querido, nada mais importante do que o apoio da nação que ajudou a impedir que a turma do parquinho continuasse apequenando o clube.

No campo, ficou visível mesmo debaixo da chuvarada que caiu em Macaé um padrão de jogo bem definido e bastante comprometimento tático da equipe. Mesmo Ibson, que normalmente é indisciplinado no seu posicionamento, tem participado de uma forma mais efetiva do jogo e contribuído para o dinamismo desse Flamengo 2013. Achei pessoalmente interessante seu comportamento e o do Elias com a presença do Amaral em campo ao invés do Cáceres. Tive a impressão de que houve uma inversão e tivemos um primeiro volante plantado e dois segundos volantes indo e vindo, fazendo a transição ao invés do que vinha acontecendo antes quando tínhamos dois volantes plantados e um improvisado de meia. Funcionou bem contra o Friburguense, especialmente pelos dois gols no início do jogo, mas acho que pode deixar o meio de campo com pouca criação num jogo contra um oponente mais qualificado.

Vou aproveitar também para falar dos dois destaques do jogo, o brocador Hernane e o menino Rafinha. O centro-avante, apesar de limitado tecnicamente, tem sido abençoado com todos os gols que o Love perdeu desde que resolveu se meter com política. Vem com uma média excelente e contribui de forma decisiva para o sucesso do esquema montado pelo treinador rubro-negro. Ontem, se movimentou bem dentro da área, dando opção para os cruzamentos e olhando o posicionamento dos companheiros para se colocar.

E o Rafinha foi o nome do jogo, marcando gol, dando passes decisivos e driblando adversários dentro e fora de campo. Foi especialmente feliz ao marcar seu segundo golaço da noite, driblando uma pergunta capciosa que tentava induzi-lo a uma comparação com Neymar. É importante que continue focado e que se prepare para os jogos que vem pela frente, quando começará a ser marcado de forma mais incisiva, especialmente nos clássicos decisivos. Ótimo também que a diretoria já tenha alinhado sua renovação com seus empresários e venha deixando o garoto fora das coletivas e dos holofotes.

Abraços a todos, SRN e bom carnaval!