segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Acabou o Dinheiro, Acabou o Amor

Buongiorno, Buteco! Caminhávamos para a estabilização inicial do elenco em 2013 quando, no início desse final de semana, fomos surpreendidos com a notícia do desligamento de Vagner Love do Flamengo, que aceitou a proposta do CSKA, da Rússia. O motivo declarado pela Diretoria foi a impossibilidade de arcar com o compromisso celebrado pela gestão anterior, sob o aspecto financeiro, ou, de modo mais concreto: 10 milhões de euros em quatro parcelas, dos quais os russos receberam apenas 4 milhões. E havia ainda a dívida com o jogador, oriunda de salários e de direitos de imagem, toda decorrente da gestão anterior. Um dos sites que faz a cobertura jornalística do Flamengo divulgou a irritação do jogador, até um certo ponto compreensível, pois planejara a sua vida nos próximos quatro anos e os mesmos dirigentes lhe haviam dito, semanas atrás, que honrariam o compromisso com o CSKA, e talvez porque a oportunidade de encontrar outro clube no Brasil também tenha passado.

Em contrapartida, Vagner Love há de considerar que o Flamengo e sua torcida também já tiveram seus planos de ter um jogador que marcasse gols em proporção ao que lhe pagavam, o que não acontecia. Se é certo que o time de 2012 deixava muito a desejar e, durante algum período, ele marcou gols e se sobressaiu mesmo sob tais circunstâncias adversas, no segundo semestre e inegável que esse mesmo time, limitadíssimo e horroroso, quase rebaixado, produziu uma penca de oportunidades de gol que acabaram sendo pelo próprio Vagner Love desperdiçadas. E o clube precisa, primeiro, recuperar sua credibilidade no mercado, antes de pensar em pagar tanto a um jogador que produz menos do que diz valer. No dia seguinte ao da divulgação do rompimento, notas na imprensa de Vagner Love fazendo-se presente a uma festa com a ex-presidente, a mesma que não pagou ao CSKA e os seus salários, a mesma a qual ele fez questão de atrelar seus nome e imagem e apoiou na campanha presidencial.

Acabou o amor. No final, um gosto de fel. Os motivos declarados são pra lá de convincentes, e atribuídos a circunstâncias externas, mas fica a impressão de que as partes também não faziam questão alguma de se acertar.

Ataque

Prezados Blues, ou Reds & Blacks, como queiram, a gente tá aqui pra apoiar, mas com Hernane e Nixon não vai dar, vocês sabem, né? Beleza então.

Base Marrenta

Não sei se dá pra acabar com a "marra institucionalizada" na base do Flamengo, mas algo precisa ser feito em relação a fundamentos e postura. Lembrando de diferentes gerações recentes, cito os exemplos de Jean, Fellype Gabriel e Negueba como atletas que sobem com muito status, porém com defeitos latentes em fundamentos, principalmente em finalização. Falta objetividade ao jogo do Flamengo, porém sobra marra. O que mais me irritou na partida contra o América/SP, porém, foi ver o time parado assistindo como um bando de anciãos ao adversário penetrar na defesa e construir a jogada do segundo gol na partida de sexta-feira. Tratando-se de um jogo de juniores, de jovens com idade abaixo de 20 (vinte) anos de idade, trata-se de uma postura inadmissível.

A cinco dias da estreia...

Pois é, mas a falta de assunto acaba dia 19, sábado, quando o Mais Querido fará sua estreia no Estadua/2013 e na temporada contra o Quissamã. O ideal é ganhar, certo?

Mandem as suas escalações e a que vocês acham que o Dorival colocará em campo.

Bom dia e SRN a todos.