sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Sob os olhos da Nação!


Chegamos a última sexta-feira antes da eleição para presidente mais importante da história recente do Flamengo. Isso, não apenas por conta do impacto catastrófico da administração Patricia Amorim sobre o time de futebol profissional do clube, mas principalmente pela inédita participação do torcedor (aquele que não vota) no processo.

Finalmente, pela primeira vez, pudemos ver a participação de muitos torcedores, que se não sócios, estão entre os grandes interessados nos rumos do clube. Os blogs e as redes sociais, assim como as sessões de comentários dos portais esportivos, se tornaram cenário de debates, por vezes inflamados, sobre os rumos do clube e as propostas de cada um dos candidatos.

A nação, ainda que nunca tenha abandonado o time do Flamengo, voltou seus olhos para o CRF. Foram promovidos debates públicos e a campanha, normalmente restrita a sede da gávea ganhou as ruas, os bares, os estádios. O torcedor conheceu as propostas dos diferentes candidatos, questionou, procurou se informar e efetivamente PARTICIPOU do processo, dando uma resposta a mandatária que disse que o importante era o sócio, que é quem vota.

Muitos de nós nos indignamos com as tentativas torpes de interferir no processo democrático com impugnações, spams enviados para sócios e outros tipos de intimidações. Nos emocionamos com os discursos inflamados do Bap, do Claudio Pracownic, Alexandre Póvoa, Wallim e Eduardo Bandeira de Melo, em videos divulgados na internet. Alguns ajudaram como podiam na campanha, visitaram as reuniões abertas, debateram e contribuiram com idéias, tentando convencer um ou outro sócio a votar.

Tivesse voto o torcedor, e essa eleição já estaria resolvida. Uma simples conferida na enquete promovida aqui no Buteco do Flamengo pode indicar o que foi mostrado em diversas outras enquetes e pesquisas. Na caminhada do aniversário do clube, nos encontros ao longo da campanha, nos debates de buteco, vimos nos olhos dos torcedores a esperança por dias melhores e pela retomada de um Flamengo gigante e vencedor. Um Flamengo que não se contenta em ser coadjuvante, que joga para dentro do adversário, em qualquer campo, quadra, raia de qualquer esporte. Que não será invencível mas nos deixará orgulhosos mesmo nas derrotas, mirando-se no exemplo dos nossos ídolos.

Nesta segunda - espero que pela última vez - apenas um pequeno número de sócios definirão o destino do clube mais importante do Brasil. Que aqueles dentre os votantes que são torcedores do Flamengo se lembrem da importância do Flamengo na vida de outros tantos milhões de apaixonados.


Que vença a chapa Azul!

abs e SRN!




P.S.: Ao associado que virá votar, lembre-se que são necessárias a carteira de sócio E a cédula de identidade. Tenha atenção na hora de executar o voto para que ele não seja invalidado.