sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Reflexos da indignação


O momento de indignação da torcida do Flamengo acabou por deslocar completamente o foco de dentro para fora do campo. Na prática, ninguém mais se importa com o time que o Dorival vai colocar em campo nos últimos três jogos nem com o tosco “objetivo” de terminar na frente do Vasco. Faço aqui uma ressalva que eu sou da época em que o rubro-negro não se importava com os rivais, eram eles que se importavam conosco.

Acho um absurdo, sob qualquer aspecto, colocar como meta ganhar de Vasco, Fluminense e Botafogo. Isso é natural – ou era e deveria voltar a ser sempre – e não existe nada de especial nisso. Me lembra muito o Eurico dizendo que ganhar do Flamengo era campeonato a parte. É possível que ainda ouçamos algum diretor desses atuais dizendo que agora também encaramos um simples jogo dessa forma patética e pequena.

Mas o fato é que agora é foco total na eleição no Flamengo. Na prática, ainda que existam 6 candidaturas, o confronto se resume a disputa entre a chapa azul, encabeçada por Eduardo Bandeira de Melo e a chapa amarela, da atual diretoria. São as duas mais fortes e que têm polarizado debates, disputas e a atenção dos sócios.

É o embate entre duas concepções para o Flamengo. Uma delas, a da chapa azul, é voltada para o futuro, com idéias para renovar a gestão do clube, torná-lo mais eficiente e transparente com o objetivo de retomar o caminho das vitórias. A outra é a de mantê-lo como foi nos últimos 3 anos, derrotado, motivo de chacota dos adversários, com o time brigando para não ser rebaixado a segunda divisão em troca de um suposto foco na parte social de um clube que não tem sequer um restaurante decente.

Como torcedor do Flamengo, a única coisa que lamento dessa situação é que por conta da intensa disputa eleitoral, provavelmente teremos um início de ano complicado, já que não haverá tempo para um planejamento cuidadoso e estruturado para a renovação do time e do departamento de futebol. Nesse contexto, acho fundamental que as chapas conversem com Zinho e Dorival agora que o campeonato já acabou e pelo menos se posicionem sobre a situação deles para 2013 caso sejam eleitos. Vale lembrar que entre a eleição e a posse correrá um mês inteiro, tempo suficiente para a diretoria atual deixar de “presente” para a próxima, entre outras coisas renovações por 2 anos de Leo Moura e Renato Abreu...
_______________________________________________________________________________

Eu havia sido incumbido pelo nosso bravo Rocco de fazer a cobertura da caminhada de ontem da chapa azul e de fotografar o que pudesse do evento. Nosso bravo Henrin se antecipou e fez na coluna de ontem uma excelente descrição do que se passou na caminhada e, posteriormente, na sede do clube. Como missão dada é missão cumprida, vou acrescentar aqui as minhas impressões da movimentação.


 
O grupo da chapa azul, turbinado por blogueiros e muitos apoiadores que não são sócios do clube recebeu o apoio da Urubuzada, que inflamou a caminhada com a força da bateria e as bandeiras que representam um dos grandes momentos de orgulho da nação, o nosso mundial de 1981. O Buteco do Flamengo esteve representado por mim, pelo Henrin e pelo nosso comentarista Beto, que lá estava com a sua esposa, sempre apoiando o Mengão.


 

Foi realmente uma festa na praia e era muito divertido ver a cara das pessoas que não sabiam o que estava acontecendo, ver um monte de gente com camisas azuis e do Flamengo cantando as tradicionais músicas de arquibancada rubro-negras pela praia. Alternando com palavras de ordem e o fundamental “Fora Patrícia!” chamamos atenção até da arco-irisada passante e moradora do local, com direito a um “Terceira Divisão” dedicado a uma tricolete que botou um pano-de-chão na janela ao nos ver e imediatamente se recolheu a sua insignificância.
 

Para não dizer que o dia foi somente de alegrias, mais uma vez, a direção do clube nos brindou com algo para ficar na história desse anti-Flamengo que o clube se tornou. A entrada dos torcedores era dificultada e até impedida na entrada principal do clube e,  para coroar a sequência de absurdos perpetrados pela atual direção, a segurança foi chamada para impedir os azuis de exaltar o rei Arthur dentro da gávea.

Mas esses desmandos tem data para acabar.

Abs e SRN!