segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O Fla Campeão do Mundo


Buongiorno, Buteco! O importante é o modelo, são as ideias, nem tanto os nomes, certo? Então vamos lá! Com Eduardo Bandeira de Mello e Walter D' Agostino, a Chapa Azul, tenho certeza absoluta, veio para recolocar o Flamengo no patamar que merece - de dignidade, de referência e competitividade no âmbito do desporto nacional. Dando uma navegada pelo site da chapa, e especialmente ao analisar o seu nome, não pude deixar de me recordar dos tempos da Frente Ampla pelo Flamengo, movimento que mudou o clube e o lançou ao patamar que agora a Chapa Azul/ Fla Campeão do Mundo almeja (e conseguirá!) recolocar. Para os que, como eu, não puderam viver aqueles tempos, foi muito bacana. Recordo-me de que aprendi a ler devorando as resenhas esportivas do Globo numa época em que os "reforços" eram Merica, Cardosinho, Eli Carlos, Tião... Então, veio esse grupo, ao mesmo tempo surgiu uma geração com Zico, Geraldo (prematura e tragicamente falecido), Júnior, Adílio... E tudo aconteceu. Não preciso contar a História (com H!) que todos já conhecem. Gostaria apenas de frisar novamente o quanto foi bom crescer e viver tudo aquilo.

Vem agora uma chapa, no início da segunda década do Século XXI, tentar fazer algo semelhante. Bem, muito tempo passou e o contexto é um tanto diferente. O mundo, como não poderia deixar de ser, é também outro. Das divisões de base, temos Adryan, Muralha, Luiz Antonio, César... Claro que não é a mesma coisa. Podem fazer muito pelo Flamengo, mas precisaremos contratar, assim como o clube tem um mar de dívidas a serem equacionadas simultaneamente à necessidade das contratações, até para que esses jovens possam desenvolver seu futebol ao lado de jogadores de futebol de verdade e não dos pangarés que dominam o time atualmente com salários altíssimos, porém emparelhando-o com clubes de pequeno porte que oscilam entre as ZR e a Série B todo ano no Campeonato Brasileiro.

Acredito na Chapa Azul, não só pelo manifesto que divulgaram ou pelas propostas que explicam dia-a-dia nas redes sociais e imprensa, mas também pelos relatos de quem os entrevista e conhece, pelos nomes, pelos currículos, por se tratar de pessoas que deram certo na vida. Então, se você é funcionário do Flamengo, aliar-se a uma chapa que apenas torna o clube menor no âmbito do futebol, está alimentando uma bola de neve que, logo logo, alcançará a fonte que paga os seus salários em dia todo mês; se você é simplesmente um sócio interessado na localização e dependências sociais, ainda que para utilizar o estacionamento, terá seu título valorizado por um grupo que sabe administrar e fazer negócios, valorizando o seu patrimônio. Duvida? Compare então a vida, as profissões e o sucesso de quem você apoia hoje e dos integrantes da Chapa Azul. Agora, se você é de uma terceira categoria, acostumada à velha política do clube, a sugá-lo como um sanguessuga ou um parasita, bem, seus dias estão contados.

As ideias são arrebatadoras: empresários/executivos de mercado formando um conselho de administração do qual o presidido pelo próprio presidente e seu vice, sendo os conselheiros, assim como os atletas, remunerados de forma fixa e variável, conforme a obtenção de metas/títulos, estabelecidas semanalmente para os setores (ex.: geral, financeiro, marketing, futebol, esportes olímpicos); código de conduta para os atletas; se uma empresa quiser fechar um contrato com o clube, seu representante/sócio no clube não poderá votar ou interferir na negociação.

Estamos defronte a uma grande encruzilhada: mais três anos da gestão atual levarão o clube a rumos incertos e possivelmente catastróficos, não apenas no futebol profissional, mas possivelmente no terreno financeiro. Pior ainda é o dano à marca Flamengo.

"O problema do Flamengo hoje não é o retorno, mas o dano que pode causar ao patrocinador." (Luiz Eduardo Baptista, o BAP).

Para mudar esse quadro, dia 3, vote em um Flamengo melhor; vote no melhor Flamengo. Vote na Chapa Azul.

Bom dia e SRN a todos.