segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Horizonte Azul

Buongiorno, Buteco! Estamos há exatamente uma semana das eleições que decidirão o futuro do Flamengo, creio eu, não só pelos próximos três anos. Sem trocadilho, vencendo a Chapa Azul, teremos a nossa frente o chamado "céu de brigadeiro", o horizonte azul, o progresso e a volta do Flamengo aos tempos de vencedor; se vencer a situação, o clube mergulhará numa crise que não terá data para acabar e nem limites para atingir. Digo isso com a mais absoluta certeza, pois Patrícia Amorim não tem a menor condição de continuar a ser presidente do Flamengo, ao incompatibilizar-se de forma total e irreversível com a torcida e o segmento mais importante do clube, o futebol profissional, que desperta a paixão de mais de quarenta milhões de pessoas no Brasil, principalmente, e no resto do mundo. Como se não bastasse, administrou financeiramente o clube de forma completamente irresponsável, endividando-o de modo pródigo, como na assunção de dívida com a maior estrela do clube em 2011/2012, que simplesmente era de empresa terceira na relação clube x atleta.

A diferença entre uma e outra chapas é realmente contrastante, assim como é acachapante e constrangedora a superioridade dos currículos profissionais dos integrantes da Chapa Azul. Todos, sem exceção, profissionais bem sucedidos, vencedores na vida, que simplesmente desejam dedicar uma parte de suas vidas a essa paixão comum entre mais de 40 milhões: o Flamengo. Do outro lado, a velha política oligárquica, sanguessuga, oportunista e clientelista. Desafio o leitor a encontrar profissionais bem sucedidos ou que tenham em seus currículos alguma atividade exitosa ou vencedora. É coincidência ou fatalidade a situação na qual o futebol profissional se encontra? Ou será o inevitável destino de quem só tem talento para provocar a catástrofe?

Dois anos sem patrocínio master em um clube com 40 milhões de torcedores. Seria para rir, se não fosse pra chorar. Dois anos que só não são três porque o futebol profissional foi campeão brasileiro em 2009, motivo pelo qual não teve dificuldades em obter o patrocínio para a temporada seguinte, na qual, porém, o choque de realidade venceu e o dinheiro do patrocínio se foi. Falando em campeonato brasileiro, dos três anos, dois foram de luta contra o rebaixamento e em um foi obtida a vaga para a Libertadores, porém devendo dois aspectos ser bem lembrados: a) o time, que terminou o primeiro turno em segundo lugar, fez uma das piores campanhas do segundo, e b) a vaga na Libertadores foi vergonhosamente desperdiçada pela segunda eliminação da história na primeira fase, com direito a derrota até para adversário equatoriano sem altitude. Não é de admirar que essa presidente deixou o jogador mais importante da história no fogo, preferindo proteger um aliado político, ex-líder de torcida organizada. Uma escolha que resume a presidente e o perfil de sua gestão.

Queremos nosso Flamengo de volta.

Dia 3 você pode acabar com tudo isso e colocar o Flamengo de volta no seu rumo. Vote na Chapa Azul.

Bom dia e SRN a todos.