sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Finados e Fantasmas


Chega a ser irônico escrever sobre esse Flamengo 2012 no dia de Finados, "o feriado em que sempre chove". Quisera eu que fosse um dia para lembrar de tempos que se foram há anos e que apenas figuram nos livros de história para que os erros que foram cometidos não sejam repetidos. Mas infelizmente, os fantasmas se ergueram das tumbas e voltaram, nos últimos 3 anos a assombrar o Flamengo com brigas contra o rebaixamento, humilhações diárias em rede nacional e cobertura tendenciosa e escandalizada do clube por parte da imprensa. Talvez fosse uma piada em um outro dia, mas a situação é de matar ou de morrer de vergonha.

 

E a medida que o fim do ano se aproxima, as brigas políticas do clube começam a tomar espaço no noticiário diário, como se fossem mais importantes do que o ainda delicado momento por que passa o time no campeonato nacional. Sim, todos temos a impressão, a esperança, a fé inabalável de que o Flamengo vai conseguir os 3, 4 ou 5 pontos - dependendo do matemático - necessários para se manter na série A.

 

As estatísticas e os números de aproveitamento estão a nosso favor e essa é a causa da aparente tranqüilidade de todos. Mas eu, teimoso, não esqueço que os dois últimos jogos serão clássicos regionais, onde nossos adversários podem ter a oportunidade única na história de obter o triunfo supremo sobre o Flamengo e mandá-lo para as profundezas do inferno da série B. E se isso não incomoda o sono da diretoria, do time ou até dos jornalistas – que vão perder mídia se o Fla cair - incomoda o meu.  Além do Figueirense, jogaremos ainda com o Náutico que é forte em seu estádio e com o Palmeiras que recebeu apoio da CBF – agora inteiramente comandada por paulistas – em um pleito absurdo pedindo para validarem um gol de mão.

 

Por esse motivo, o jogo de amanhã noite é potencialmente explosivo. É um jogo marcado para um sábado, às 21h, provavelmente com estádio vazio, o que me traz a memória uma série de partidas onde o Flamengo deu mole. Jogamos bem, como era esperado contra o forte time do Atlético e se mantivermos o que fizemos ao longo de todo o campeonato, amanhã não deve ser um grande jogo. Esse Flamengo de 2012, assim como em outros anos recentes joga mal contra times inexpressivos como o Figueirense.

 

Para piorar, os salários estão atrasados, talvez para chamar a atenção para as disputas políticas e teremos a volta de um cara de trinta e tantos anos a lateral direita. Vale lembrar que ele foi expulso no jogo de ida após – obviamente – perder na corrida para o jogador adversário e acertar-lhe com um carrinho por trás.

 

Esse é um jogo em que o Flamengo não pode vacilar e não pode errar. Tem que entrar com o máximo de concentração, vencer o jogo e entrar precisando apenas de um empate nos próximos jogos para sacramentar a questão. Que o feriado de Finados seja um momento para o Flamengo respeitosamente lembrar de todos os seus fantasmas, agradecer pelas lições do passado e seguir adiante, de volta ao seu caminho de vitórias, de onde nunca deveria ter se afastado.

 

Abs e SRN!