sábado, 15 de setembro de 2012

UM GALHO OU ALGO SEMELHANTE



Todo mundo já sabe e tá cansado de saber que caímos (calma!) de um precipício e estamos em queda livre. A primeira coisa a se fazer é justamente parar essa queda alucinada. Para isso precisamos nos agarrar em um galho (ou achar uma fenda, uma corda, qualquer coisa do gênero) capaz de impedir que nos estatelemos no chão.

Se preciso for, que ralemos as mãos, que quebremos as pernas, que percamos todos os dentes, pouco importa a feiura, o quanto ficaremos irreconhecíveis pra agarrar esse galho. Precisamos é salvar a vida.

No momento atual, o Flamengo precisa desesperadamente parar de perder. Não adianta jogar bonito, não adianta apenas ficar trocando passes ou até ser melhor que o adversário e perder o jogo. Precisamos no mínimo ser um time em que fazer gol não é tarefa fácil. Precisamos de defesa. Temos que afugentar de uma vez por todas a ideia de que o Flamengo é um time do tipo, "se apertar, confessa".  

Necessitamos também de guerreiros. Precisamos de jogadores raçudos, que saiam encharcados do campo, que não titubeiem em nenhuma dividida. Não pode ter bola perdida, não pode trotar em campo, não pode o deixa que eu deixo. Todos, sem exceção, têm que puxar pra si a responsabilidade de marcar, de recuperar a bola, de disputar um lateral que seja. RAÇA ganha jogo sim! E quem não possui tais características, me desculpe, mas o momento não é deles. O momento é de quem tem ao menos uma dose de Rondinelli no sangue. 

Não pode uma bola ser perdida no ataque ou no meio de campo e no instante seguinte neguinho já aparecer na nossa área de frente pro gol ou ficar toda hora no mano a mano com a zaga. Zagueiro não é volante. Alguém tem que matar a jogada bem antes, recuperar essa bola, precisamos de pegada, de gente que também jogue sem a bola no pé. 

Os que me conhecem sabem que não sou propriamente fã desse tipo de futebol, mas na fase atual acredito que devemos jogar mais fechados. Falo isso, embora reconheça que não existe uma receita pra acabar com nossos males. Pode ser que contra o Grêmio o time parta pra cima e conquiste uma vitória linda, espetacular. Tomara!

Mas, se a vitória vier de uma bolinha vadia, se o time não levar gol e a defesa se mostrar consistente, ótimo, tá de excelente tamanho. O que eu quero são os 3 pontinhos no caixa ou, simplesmente, parar de perder.
#SRN