sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Semana para esquecer?


Boa tarde aos amigos do Buteco. Chegamos hoje ao final de uma semana pavorosa para o Flamengo dentro e fora de campo. Alguns dirão que essa é uma daquelas semanas para serem esquecidas, algo de que eu discordo absolutamente. 

Não podemos nunca esquecer de que estamos passando pela segunda vez na história do clube por denúncias de gestão temerária, nepotismo e etc. Isso se é que eu não estou ignorando, por desconhecimento dos fatos, outras situações semelhantes em tempos mais remotos. Não podemos e não devemos esquecer os nomes daqueles que participam da atual gestão e fizeram parte daquela que foi impedida dez anos atrás.

Da mesma maneira, não podemos esquecer da temporada de 2010 quando vínhamos de título nacional e por completa inépcia administrativa trocamos a direção do departamento de futebol e o treinador diversas vezes, resultando num time que não tinha sequer preparo físico para jogar 90 minutos. Não podemos nos esquecer que mesmo tendo esse aprendizado em sua gestão, novamente a diretoria trocou de treinador duas vezes na atual temporada. Não por acaso, estamos mais uma vez com a perspectiva de apenas lutar para permanecer na série A.

Também não podemos esquecer que na reta final do campeonato brasileiro de 2009 quando todo o peso de 17 anos já se mostrava sobre o time, o principal jogador daquela equipe saiu de folga para beber e fazer churrasco na sua comunidade desfalcando time por ter "se queimado numa lâmpada de jardim". E que agora esse mesmo jogador, duas semanas após assinar novo contrato com o clube, se dizendo consciente das suas responsabilidades, já têm DUAS faltas a treinos estando a beira de ter o vínculo rescindido sem ter sequer treinado junto com o time.

O tempo passa e vemos histórias repetidas, erros inacreditáveis, situações insólitas todas se repetindo. Desde salários atrasados, contratos descumpridos até jovens lançados de maneira abrupta, veteranos jogando com nome e torcedores influenciando decisões administrativas. O Flamengo é um clube que parece ter vocação para cometer sempre os mesmos erros, e mostra que não aprende nada com eles. O torcedor Rubro-Negro sempre cultuou seus ídolos, seu passado e suas glórias, às vezes de forma até nostálgica. É importante que lembremos também de nossas derrotas para tentarmos entender porque elas aconteceram e evitar que se repitam. Na década passada tivemos Santo André, America do México, Defensor, todas com motivos bem claros que passaram longe dos campos de futebol. 

Sempre nos lembramos das épocas douradas do Flamengo, buscando repetir esquemas de jogo, jogadores, treinadores e até uniformes. É fundamental lembrar também que aquele período glorioso teve início após derrotas em sequência, da busca pelos erros cometidos e das soluções para evitá-los, começando por uma mudança radical nos nomes que comandam o clube. Visitei Berlin no ano passado e perguntei a um guia alemão sobre o por quê de aquela cidade trazer tão viva em si os retratos do sofrimento do período nazista e da segunda guerra. Ele me disse: "Não podemos nos permitir esquecer, para garantir que nunca mais aconteça de novo."

Abraços e bom feriado a todos!
SRN!

PS: Para comentar, basta clicar no Título do Post.