sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Voltando a caminhar

O grande reforço do Flamengo na janela de transferências começa a dar resultado. Zinho não contratou o camisa 10, nem o zagueiro, nem o lateral, mas contratamos um cara que faz o time treinar sem se preocupar com panelas e com "titularidades inquestionáveis". O técnico Dorival Jr. escolheu um esquema que aproveita o potencial dos jogadores que possui no elenco e começou a trabalhar um esquema que visa corrigir a fragilidade da defesa através do posicionamento coletivo e da compactação dos setores. Assim, aproveita o que existia de bom do time montado pelo Destreinador - os passes e a manutenção da posse de bola - e tenta construir em cima corrigindo a lentidão e a falta de objetividade.
 
Depois de dez dias treinando de verdade, o Flamengo mostrou que mesmo que tenha sérias deficiências na montagem do elenco não tem um grupo tão ruim assim. Vale frisar que mesmo o Renato conseguiu jogar uma boa partida. Li algumas pessoas dizendo que talvez tenha sido sua melhor atuação com a camisa do Flamengo. Talvez seja um exagero, mas serve para mostrar que com uma proposta de jogo definida, qualquer jogador pode ter uma subida de produção. Não duvido que mesmo um cara limitado como Wellinton Silva, por exemplo, possa fazer boas partidas quando o moicano reassumir a sua vaga de titular do departamento médico.

Ainda é cedo para fazer prognósticos, especialmente se tratando do Flamengo. Mas depois de ver que o time - sim, agora se parece com um! - passou a treinar fundamentos e posicionamento ao invés de ficar fazendo recreativos e de ver que isso efetivamente se traduziu em uma melhora no campo, minha preocupação com rebaixamento ficou imediatamente em segundo plano. Espero que, mesmo que ocorram as previsíveis e até naturais oscilações do time, possamos fazer uma boa figura no campeonato. Quem sabe dar uma arrancada que nos permita pelo menos desfrutar daquela sensação de aterrorizar os adversários com o nosso velho lema de "Deixou o Flamengo chegar f...!" Acho que do ponto que estávamos no fim do jogo no Morumbi, uma vaga na Libertadores do ano que vem será uma conquista épica, mais ou menos como em 2007. Título hoje, nem pensar, mas em 2009 na virada do turno também era quase "impossível"...

Galera, outra coisa muito importante. Esse sábado vai rolar a campanha para estimular o máximo possível de torcedores rubro-negros a se associarem ao clube. A importância de trazer a torcida para participar das decisões sobre o futuro do Flamengo já foi debatida, discutida, ponderada e explicada milhares de vezes aqui no Buteco e em muitos outros foruns rubro-negros por todo o mundo. Se você pode pagar 105 reais por mês, vai lá e se associa. Se você não pode vai lá ajudar a espalhar o movimento e convencer outros torcedores que possam se associar. No mínimo, vamos mostrar para esse pessoal que está dirigindo o nosso clube que as coisas vão mudar! Nós estamos fazendo a nossa parte para que eles parem de ficar entre o Flamengo e o seu destino de ser, verdadeiramente, o maior time de futebol do mundo!
 

Saiba como participar clicando em www.sejasociodoflamengo.com.br
abs e SRN