sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A hora da arrancada!


 O torcedor Rubro-Negro chega ao final do primeiro turno do campeonato brasileiro bem mais tranquilo em relação ao time e com as esperanças renovadas, pensando numa possível arrancada rumo a disputa pelo topo da tabela. Alguns relembram conquistas antigas para não descartar um improvável título, que realmente não seria algo inédito para o Flamengo.

A vitória no clássico de domingo passado mostrou que o Flamengo de Dorival Jr é antes de tudo um time que se parece com o Flamengo. Não é (nem de longe) um dos nossos maiores esquadrões e ainda não fez o bastante para ser comparado com outros times que, se não eram brilhantes, são lembrados com carinho pela dedicação e pela luta dentro de campo. Mas mostrou ser um time vibrante, que não joga acuado mesmo quando o adversário está num melhor momento no campo, e que tem uma proposta clara de jogo.
Ainda que falte o 10, o cara que comanda o meio de campo, o nosso time agora sabe o que fazer com a bola na hora de sair para o jogo, buscando preferencialmente as laterais do campo e tentando trocar passes rápidos.

O time ainda está distante do ideal, como é sempre lembrado pelo treinador, mas todos nós torcemos por uma arrancada, daquelas típicas do Mengão, com a torcida comparecendo como foi em 2009 e 2007 e antes de disso em 92, 87 e etc. Mas eu não consigo deixar de me perguntar por que diabos sempre tem que ter uma arrancada para o Flamengo? Sabemos que o clube continua sendo uma bagunça institucional e isso não é responsabilidade apenas da direção atual. Mas cabe a reflexão sobre essa quase que necessidade que o Mengo tem dessas arrancadas.

A história nos conta que o Flamengo costuma emergir das críticas e do descrédito atropelando adversários com a mesma frequência com que cede derrotas inacreditáveis nas situações mais surreais. Sinceramente, não consigo imaginar o nosso clube jogando daquela maneira fria e muriciana do São Paulo 2006-08 e ainda assim conquistar o apoio da torcida. O time do Luxemburgo chegou a brigar pela liderança do campeonato no ano passado e mesmo assim não lotava o estádio aqui no Rio. Talvez seja o formato do campeonato, longo, interminável (chatíssimo, na minha opinião) que é importante do ponto de vista financeiro, mas que não desperta emoção no torcedor durante boa parte do ano.

Fato é que, assim como em anos anteriores, o Flamengo não se preparou adequadamente para a disputa do campeonato. Com a inacreditável manutenção de Joel e a demora na contratação de um diretor para o departamento, o time demorou a ser reformulado, demorou ainda mais a ser armado e mais ainda a ser treinado. É importante olhar para essas situações com consciência crítica para aprender com os erros e dar início a um processo de evolução. Temos hoje um departamento de futebol minimamente estruturado para que o time possa ser planejado com metas e objetivos claros. Isso precisa ser assimilado pela cultura do clube para que não precisemos mais passar metade do ano nos preocupando com rebaixamentos, contratações e coisas desse tipo. O resultado das eleições em Dezembro pode fazer com que tenhamos um novo ciclo sendo começado do zero. Seja quem for que assuma o comando do clube, é importante construir a partir do trabalho que finalmente começou a acontecer.

Jogamos fora quase um turno inteiro e agora vamos disputar o returno na base do tudo ou nada. Estamos em evolução e na torcida por mais uma arrancada que entre para a história e encha a Nação de orgulho.

Avante Mengão!

abs e SRN!