sexta-feira, 4 de maio de 2012

rumo ao hepta?


Realmente anda muito difícil sequer pensar no que acontece dentro do nosso clube. Fora do campo, a maioria dos Rubro-Negros já percebeu que o Clube de Regatas do Flamengo está completamente sem controle, perdido nos desmandos de uma administração caótica e completamente descompromissada com tudo que se passa fora dos muros da Gávea. Ainda que a política o deixe de fora, o futebol tem sido nos últimos 100 anos o esporte mais importante dentro do clube e a razão que tornou os frequentadores aqui do Buteco e milhões de outros apaixonados pelo Flamengo. A ponto até de discuti-lo politicamente e imaginar formas de interferir no andamento do clube e em qualquer aspecto que possa atrapalhar seu caminho de vitórias. Por esse motivo, resolvi tentar mudar um pouco o foo da discussão para dentro do campo. Como está o time que teoricamente estaria sendo preparado para ganhar o campeonato brasileiro, segundo as palavras de seu treinador?

Por causa principalmente da sua incapacidade de planejar a longo prazo, o Flamengo tem um elenco heterogêneo, com carências em diversas posições. A cada janela, surge a esperança de que o time possa ser reforçado suprindo essas carências mas o que vemos em geral é uma troca de peças sem critério que normalmente resulta no fortalecimento de um setor em detrimento de outros. Isso ocorre principalmente por dois motivos, na minha visão. O primeiro é a falta de direcionamento do clube sobre a forma de o time jogar, que é até uma questão  cultural do futebol brasileiro. Cada time se modifica de acordo com os desejos do treinador contratado, o que prejudica o melhor aproveitamento do elenco quando ocorrem trocas na comissão técnica. O segundo é a falta de um profissional para observar o nosso elenco e esquadrinhar o mercado em busca de alternativas baratas e bons negócios a curto, médio e longo prazos. Por esse motivo, as reposições de peças são sempre lentas e ainda temos problemas de adaptação dos jogadores ao clube ou ao futebol brasileiro nos casos de reforços internacionais.

O elenco atual está na média da maioria das equipes brasileiras. Com exceção talvez do nosso rival carioca anabolizado pelo caixa sem fim do seu patrocinador, nenhum dos 20 times do campeonato brasileiro tem um elenco com bons jogadores em todas as posições e peças de reposição a altura. Mas mesmo assim, o Flamengo está longe de ser apontado como um dos favoritos ao campeonato ou mesmo de tranquilizar a sua torcida quanto a uma participação digna, isto é, chegar entre os 4 primeiros, disputando o título até o final. Com o valor gasto mensalmente com esse elenco, é o mínimo que se pode cobrar. Vejamos a situação do elenco, posição a posição, sem especular sobre contratações:

Goleiros:
Temos hj 3 bons goleiros, Felipe, Paulo Victor e Cesar. O titular é um bom goleiro que tem como defeito principal o péssimo hábito de rebater bolas para o meio da área. Trata-se de um problema pontual, que poderia (e já deveria ter sido) corrigido pelo treinador de goleiros com treinos específicos para isso. Seu substituto imediato mostrou qualidades e tem sido cogitada até a dispensa do titular que foi comprado a peso de ouro por um vacilo da diretoria que perdeu o prazo e viu o preço do jogador triplicar. Penso que PV deve ser preparado para assumir a camisa 1 tendo um goleiro experiente no banco para passar tranquilidade. Se olharmos a subida de Julio Cesar para os profissionais, veremos que havia Clemer no banco (que depois de sair da reserva do Flamengo foi campeão do mundo no Inter-RS). Ao compararmos por exemplo com a transição feita com Marcelo Lomba, veremos a diferença que pode fazer um goleiro mais experiente no elenco. Acho que estamos bem servidos nessa posição, mas pensaria em trazer novamente o antigo preparador de goleiros, que trabalhou com o Bruno e tinha excelentes resultados, dentre os quais se destacavam a defesa de pênaltis.

Laterais:
Temos no elenco 2 laterais ofensivos, Leo Moura e Magal, além de Junior Cesar que corre muito mas se posiciona mal na defesa e é fraco nos cruzamentos. Não conheço o garoto que foi contratado ao Resende para avaliá-lo, mas qualquer um que seja reserva do Leo Moura terá que enfrentar um nível alto de cobrança já que o padrão de comparação é sempre com a melhor fase do nosso moicano. O titular é um lateral que começa sentir o peso da idade e é bastante fraco defensivamente no combate direto e tem tido problemas de posicionamento, especialmente quando joga bem ofensivamente. Infelizmente as boas partidas de nosso lateral tem sido raras até em motivos das contusões que teve. Penso que se aparecer algum clube de fora do Brasil disposto a pagar um dinheiro pelo Leo Moura, o Flamengo deveria vendê-lo e já devia estar preparando um substituto. O lado esquerdo continua sendo um problema já que Jr. Cesar mostrou que não tem condições de ser o titular da posição e o Magal ainda não teve oportunidades suficientes para isso. As laterais do Flamengo hoje fazem parte do problema e creio serem um dos grandes motivos de levarmos tantos gols de bolas alçadas a área.

Zagueiros:
A zaga do Fla é uma lástima. Sempre que vejo a escalação me lembro daquele narrador falando "Que desagradável", não importa quem jogue lá. Hoje temos o Gonzáles que me parece um bom zagueiro em termos de posicionamento e com a bola nos pés, mas é lento e fraco no combate direto contra atacantes rápidos. Seu companheiro hoje seria o tenebroso Wellinton que é um dos jogadores mais fracos que eu já vi com a camisa do Flamengo. Se posiciona mal, é fraco no jogo aéreo, fraco na marcação individual, estabanado e afobado com a bola nos pés. Me pergunto o que tinha na cabeça o sujeito que o indicou para ser jogador de futebol, principalmente no Flamengo. Os reservas são garotos vindos da base, que teriam que subir na pior situação possível, e com grandes chances de se queimarem. É um setor prioritário para contratações e treinamentos específicos técnicos e táticos.

Volantes:
Temos em profusão, volantes de todos os tipos e buscando contratar mais. Mas não temos um bom primeiro volante, como já foi o velho Maldonado que nunca se recuperou daquela contusão de 2009. Temos hoje o Rômulo, que foi bem em 2007 (??!!) com o Joel mas que não faço idéia de como joga. O Muralha na minha opinião pode fazer muito bem essa função mas precisa de alguém experiente por ali. Para isso teremos Kleberson, Ibson e o inaposentável, inegociável e insubsituível Renato Abreu. Luiz Antonio é uma excelente opção de meio e deveria jogar com frequencia, mesmo não sendo titular absoluto. 

Meias:
Temos o Bottineli e Camacho apenas, já que devolveram o Tomás aos juniores (penso mesmo que ele é mais atacante do que meia). O argentino, que fez questão de ficar na gávea, me parece bom jogador e creio que vem sendo escalado fora de posição, desde o ano passado. Quando jogou como 3o homem, num esquema de quadrado no meio de campo, fez bons jogos e apareceu muito bem, chutando de fora e dando opção ao meio. Quando foi escalado no losango foi sempre mal, corre errado e se cansa rápido. O Camacho apareceu bem jogando no time B no ocaso da era Luxa e sumiu jogando com o Joel. Também foi puxado pra ser volante pela esquerda no esquema de losango do Joel e cometeu os mesmos erros que o Botinelli. Tenho a nítida impressão de que com o Joel, não vale a pena mesmo investir em meias, porque eles não vão ser bem utilizados e vão se queimar e irritar a torcida.

Atacantes:
No ataque não há muitas dúvidas em Ronaldinho e Vagner Love. Eu coloco o Deivid nesse grupo titular também mas não sei se o Joel fará isso. Love tem uma média excelente de gols e sempre justificou o investimento que o clube fez nele. Deivid subiu de produção depois da chegada do Love e melhorou também além de ter feito 16 gols no último campeonato mesmo jogando num esquema que o prejudicava e perdendo gols ridículos e inacreditáveis. Pra mim, o grande problema do Deivid é o salário dele, ainda que a culpa seja mais de quem o contratou, no caso o Zico (peço até perdão por criticar o Galinho!). Os reservas são Diego Maurício que melhorou nas últimas vezes em que foi utilizado mas ainda é disperso e some dos jogos e o favorito do treinador, o Negueba. Esse garoto tinha tudo pra ser um grande destaque, principalmente entrando no segundo tempo contra defesas cansadas, mas não tem inteligência. Corre de cabeça baixa e não consegue dar sequência as jogadas, me lembrando muito o Andrezinho, hoje no Botafogo. Talvez fosse interessante emprestá-lo para algum time como o Fluminense fez com o Wellinton Nem para que ganhasse confiança e voltasse melhor. E há o nosso morcego, o notívago onanista de 1 milhão de reais que se esconde na ponta esquerda quando o jogo aperta e é capaz de resolver jogos com um passe inacreditável. É fato que o time desandou ano passado quando começaram a haver problemas com seus pagamentos e que o Flamengo nunca recuperou a sua coesão como time nem conseguiu jogar bem depois que o cara chutou o balde. Pessoalmente, acho que deveríamos buscar uma maneira de rescindir com ele, minimizando os danos e vendê-lo para o LA Galaxy com a promessa de ele pegar uma dessas atrizes de hollywood. 

Certamente se analisarmos os elencos dos outros grandes clubes, veremos outros problemas e alguns semelhantes aos nosso. Para mim, a grande questão é que, passados 4 meses do início da temporada 2012, o Flamengo ainda não tem um time formado. Não se veem notícias de treinos de bola parada, posicionamentos ofensivos e defensivos, variações táticas etc. mas toda semana tem o resultado da pelada dos jogadores. Olhamos para o rubro-negro e continuamos vendo uma série de problemas, mas nunca vemos ninguém trabalhando seriamente para resolvê-los

abs e SRN