sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ainda as férias forçadas



O mais chato desse período de férias do Flamengo é justamente não ter muito assunto pra comentar ou debater, fora as questões políticas e administrativas que infernizam a vida dos rubro-negros. Continuamos sem patrocínio, a disputa eleitoral começa a esquentar e o catastrófico balanço 2011 só serviu mesmo pra botar mais lenha nessa fogueira, que vai arder até um distante dezembro.

O técnico Joel Santana, em sua redonda versão 2012, mostra-se cada vez mais marrento, dizendo sempre que  comete poucos erros, e que não veio parar no Flamengo por acaso. Talvez por isso, seja tão difícil corrigir as falhas evidentes que o time apresentou nos dois campeonatos que disputou este ano. E eis que ontem nos deparamos com a absurda queixa do nosso treinador dizendo que, mesmo depois de 28 dias sem jogos, ele ainda não tem o time titular definido. Se isso não é uma prova cabal de incompetência, eu não sei dizer o que mais pode ser. Os dois gols praticamente idênticos que o Fluminense marcou ontem, mostram descaradamente que treinos de posicionamento e  jogadas ensaiadas podem resolver um jogo ou uma classificação em mata-mata. Mas continuamos sem ler nenhuma notícia de treino de jogadas ensaiadas, bolas paradas etc. 

Mas há uma notícia que pode ser boa. Pode, talvez, se houver respaldo da diretoria. Hoje, o Flamengo apresentou o Zinho como novo diretor de futebol profissional. Segundo os principais veículos de imprensa, sua função é a de fazer o contato entre jogadores, comissão técnica e diretoria, limitando-se as questões diretas do jogo de futebol, sem se envolver com política e questões financeiras. Pode funcionar, torço muito para que dê certo. Não sei se o filho do seu Crizan é adepto dos blogs, e se for também não sei se ele conhece o Buteco do Flamengo. Mas gostaria muito que ele desse uma boa lida nas sugestões dadas pelos colunistas tanto aqui quanto em outros foruns rubro-negros para que pudesse somá-las as que ele certamente deve ter. Sugiro a ele atenção especial as colunas do Luiz Filho, aqui do Buteco sobre a estrutura e planejamento do departamento de futebol e a leitura dos livros "Moneyball" (e ver o filme também), "a bola não entra por acaso" e Soccernomics. O Flamengo precisa de oxigenação nas idéias e de pessoas que entendam de futebol e de administração.

Boa sorte, Zinho! Que São Judas Tadeu abençoe o seu trabalho e guie as suas escolhas, para o melhor do Flamengo!

abraços e SRN