sexta-feira, 20 de abril de 2012

a fila tem que andar


Boa tarde, galera do Buteco!

Chegamos ao final de uma semana em que deveríamos estar debatendo nossas chances no mata-mata da Libertadores. Mas ao invés de discutirmos o posicionamento do Luiz Antonio, as trocas nos jogadores inscritos, as vaias da torcida e o desempenho do Ronaldinho, mais uma vez nos vemos as voltas com trocas de insultos e acusações entre a diretoria atual e seus antecessores no comando do Mais Querido. E vejam, novamente ocorre às vésperas de um jogo decisivo, da única competição que nos resta pelo próximo mês.

A lamentável constatação de que só nos resta torcer pela conquista do campeonato carioca - afinal somos Flamengo, mesmo quando ele vai mal - só perde para a constatação de que os maiores assuntos sobre o Flamengo em 2012 aconteceram fora das 4 linhas. Há muito tempo o período eleitoral não começava tão explosivo e tão cedo. Existem fatos inegáveis, méritos e deméritos tanto na gestão Marcio/Delair quanto na gestão Patrícia mas também é fato de que o fórum adequado para essa discussão não é a coluna de fofocas esportivas do RMP no jornal. Aqui no Buteco sempre cobramos transparência na administração do clube, mas sempre com profissionalismo e não com essa patética lavagem de roupa suja pelos jornais.

Gostaria de ressaltar apenas que acho muito perigosa essa oposição que a diretoria vem criando entre o que é bom para os sócios e o que é bom para a Nação. O Flamengo pertence aos sócios sim, mas só é relevante por causa da sua torcida composta majoritariamente por não-sócios e que assim permanecem pelos diversos motivos discutidos aqui no Buteco e em outros foruns rubro-negros.

Isso dito, passamos a um esforço real para tentar falar alguma coisa sobre o confronto do fim de semana. Os jornais, portais de internet e os jogadores bem que tentaram mas o público não comprou o "duelo" entre os centenários rivais. Até ontem, pouco mais de 7 mil ingressos foram vendidos para uma partida que poderia contar com casa cheia, pelo menos do lado rubro-negro, já que não disputamos mais nenhuma competição. 

Diferentemente de outros colegas colunistas e comentaristas ainda tenho algum apreço pelo campeonato carioca ainda que discorde total e completamente da maneira como ele é disputado, organizado e vendido para patrocinadores e torcedores. Ao invés de fazer um campeonato curto, quase um complemento da pré-temporada, com 6 ou 8 times e explorando ao máximo a rivalidade entre os grandes - que é o único motivo pelo qual o campeonato pode ter algum valor - vemos um torneio inchado com jogos desnecessários contra times que não tem nenhum apelo. E quando chegamos a fase decisiva, o campeonato é esvaziado por ser disputado em paralelo às fases principais da Libertadores e da copa do Brasil. Ou seja, na prática, acaba tendo nenhum valor, já que nem a rivalidade é explorada. A consequência disso é que teremos uma disputa esvaziada no domingo, sem nenhum valor real, e que deve nos levar - se vencermos - a uma outra disputa esvaziada no final de semana seguinte.

Falando de cabeça fria, podemos ponderar até que ponto uma vitória no domingo ou até mesmo a conquista de mais um estadual pode ser benéfica para o Flamengo. Pessoalmente, torço sempre para o Flamengo vencer e acho que é importante para jogadores como o Vagner Love, Luis Antonio, Deivid e mesmo o Renato por causa do seu drama pessoal. Mas também acho que pode servir como escudo para que o Ronaldinho continue com as suas enganações de 1 milhão e para as escalações e substituições equivocadas com do Joel. Pode também deixar um cara como o Diego Maurício, Muralha ou o Negueba deslumbrados e (ainda) mais marrentos. E pode ser também "creditado" como mais uma "conquista" da gestão Patricia Amorim em sua busca pela re-eleição. 

De cabeça fria, cada um pode tirar as suas conclusões, posições e opiniões. Mas sabemos que na hora em que a bola rolar, na primeira marcação equivocada do árbitro ou na hora em que um vizinho arco-íris gritar na janela, o sangue Rubro-Negro de cada um de nós vai ferver e vamos torcer como sempre por mais uma vitória do Mengão. Patrícias, Delaires, Joels e Ronaldinhos podem fazer um tremendo estrago, mas passam e passarão cedo ou tarde. O Flamengo fica, e ficará sempre dentro de cada um de nós.


abs e SRN