domingo, 18 de março de 2012

esperança no acaso




Essa semana pudemos ver os 30 minutos com melhor futebol apresentado pelo Flamengo em muito tempo. Infelizmente o imponderável aconteceu e o time cedeu o empate após abrir 3 a 0 jogando bem. Na volta do engenhão, ainda muito revoltado com aquele tremendo vacilo, fui ouvir os comentários nas rádios e quase todos diziam que o que aconteceu foi obra do acaso, muita sorte do olimpia que atacou apenas 3 ou 4 vezes no segundo tempo e marcou os 3 gols.

Fiquei pensando sobre esse "acaso" que de vez em quando cruza o caminho do Flamengo. O acaso obrigou um treinador ultrapassado a escalar jogadores que sabem jogar bola ao invés de volantes lentos focados no desarme apenas. Mas não foi o acaso que escalou o mesmo time num clássico irrelevante 4 dias antes e no qual o time jogou 50 minutos com um a menos. Também não foi o acaso que sabendo do desgaste do elenco por conta de jogar as duas competições com o mesmo time, deixou de fazer duas substituições no jogo quando vários jogadores estavam visivelmente cansados, casos de Botinelli e Love por exemplo. Também não é o acaso que vai levar o time para treinar de novo na Gávea em ano eleitoral, depois de 2 anos investindo dinheiro no CT para que o time pudesse treinar sem ser incomodado pelo tumultuado ambiente político da gávea. 

Dizem que a conquista do campeonato brasileiro de 2009 foi obra do acaso. Talvez tenha sido sim. Mas não dá pra negar que a base do time ter sido mantida por 3 anos ajudou bastante dando experiência e tranquilidade para enfrentar com segurança adversários duros jogando em seus estádios lotados, como contra Palmeiras e Atlético-MG. "Ah, mas o encaixe do time, a temporada brilhante do Pet e a fase excepcional do Adriano foram obra do acaso." Será? Ou será que simplesmente estávamos preparados e aproveitamos as oportunidades que surgiram para nós, ao contrário do que vinhamos fazendo antes(2008, por exemplo)? Pet treinou durante 2 meses diariamente, se dedicando como não fazia havia tempos para entrar em forma. Além disso, não jogava todos os jogos para conseguir se recuperar fisicamente. Adriano passou uma temporada com concentração total e vida regrada sob o comando do Dunga na seleção e voltou voando. Quando faltou os outros jogadores experientes do time seguraram o rojão. Mas de nada adiantariam as combinações de resultados se não tivéssemos vencido o corínthians fora de casa e o grêmio.

O esporte profissional atual até tem espaço para clubes e times que contam com a sorte. Mas invariavelmente encontramos essas equipes na parte de baixo das tabelas de classificação dos campeonatos. O acaso nos deu um campeonato brasileiro nos últimos 20 anos e incontáveis estórias de desclassificações inacreditáveis, derrotas em finais contra times pequenos, etc. É claro que não dá pra ignorar o acaso como componente importante do resultado de um jogo de futebol. Mas enquanto contarmos quase sempre com ele, vamos continuar correndo riscos de frustrações intensas como a da última 5a feira. Será que um clube com a importância do Flamengo realmente vai contar com o acaso para alcançar novas conquistas? Eu sinceramente torço para que a resposta seja um sonoro NÃO!

abraços e SRN